26/08/2025

Semana da Saúde na Escola fortalece hábitos saudáveis e vigilância nutricional em São Cristóvão

Na última semana, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a Semana da Saúde na Escola, iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE) que promove saúde e bem-estar entre estudantes da rede municipal. As ações envolveram atividades sobre alimentação saudável, práticas corporais, atividade física e avaliação antropométrica, chegando na sexta-feira (22) à EMEF Lourival Baptista, no bairro Romualdo Prado.

O Programa Saúde na Escola é um importante instrumento de promoção à saúde nas escolas, atuando de forma integrada com a educação para estimular hábitos saudáveis desde a infância. Em São Cristóvão, a iniciativa ganha destaque durante a Semana da Saúde, período em que as ações são intensificadas e ampliadas para atender toda a comunidade escolar.

Dentro desse contexto, a Chamada Nutricional (CN) se destaca como estratégia central do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Por meio dela, é possível coletar informações detalhadas sobre o perfil alimentar e nutricional dos estudantes, incluindo medidas antropométricas (peso e altura), dados de consumo alimentar, práticas de aleitamento materno e indicadores de segurança alimentar. 

Atividade aconteceu na última sexta-feira na EMEF Lourival Baptista, no bairro Romualdo Prado. (Foto - Jota Leal)

Esses dados permitem planejar e implementar ações mais eficientes e direcionadas, garantindo que as políticas públicas de saúde atendam às reais necessidades das crianças e adolescentes. A ação também consolida a Semana da Saúde na Escola como uma política anual, oficialmente instituída na terceira semana de agosto, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a saúde e o bem-estar da comunidade escolar e do município.

Jaqueline Reis, Coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente e Referência Técnica do Programa Saúde na Escola destacou que essa integração entre educação e saúde permite que os estudantes não apenas recebam informações, mas também vivenciem hábitos saudáveis na escola, levando esse aprendizado para casa e impactando positivamente suas famílias e a comunidade. "A Semana Saúde na Escola é um momento importante para acompanhar de perto a alimentação, o crescimento e os hábitos de crianças e adolescentes. A Chamada Nutricional nos dá informações valiosas, mas o mais importante é que esse cuidado seja contínuo: acompanhar ao longo do tempo permite identificar necessidades, orientar ações de saúde e garantir que os jovens cresçam de forma saudável”, relatou.

Jaqueline Reis, Coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente e Referência Técnica do Programa Saúde na Escola (Foto - Dani Santos)

A iniciativa também foi bem recebida pela comunidade escolar. A professora de Educação Física da EMEF Lourival Baptista, Rosana Siqueira, destacou a relevância da integração entre saúde e educação. “Essas atividades ajudam os alunos a entenderem a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios, além de levarem esse conhecimento para casa, envolvendo também as famílias.”

Professora de Educação Física da EMEF Lourival Baptista, Rosana Siqueira (Foto - Jota Leal)

A ação da última sexta-feira foi realizada com o suporte da UBS Irônia Maria Aragão. Para a agente comunitária de saúde da unidade, Simone dos Santos, a escola amplia o alcance das ações de saúde. “Nas escolas conseguimos abordar temas como alimentação, prevenção de doenças e hábitos saudáveis de forma mais eficaz, porque as crianças levam esse aprendizado para suas casas.”

Agente comunitária de saúde, Simone dos Santos (Foto - Jota Leal)

O cirurgião-dentista da mesma unidade, Lucas Bezerra, ressaltou o impacto positivo também para a saúde bucal.“Quando trabalhamos nutrição e odontologia de forma integrada, conseguimos reduzir problemas como a cárie e promover melhores condições de saúde para as crianças.”

Cirurgião-dentista, Lucas Bezerra (Foto - Jota Leal)

Já a estagiária de Nutrição da SMS, Letícia Coutinho, destacou o caráter educativo da ação.“Apresentamos o Guia Alimentar para a População Brasileira e mostramos como os diferentes tipos de alimentos impactam na saúde ao longo da vida. Além disso, realizamos práticas corporais e antropometria, estimulando hábitos saudáveis e prevenindo doenças como obesidade e diabetes.”

Estagiária de Nutrição da SMS, Letícia Coutinho (Foto - Jota Leal)

Foto de capa: Jota Leal

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade