Semana da Agricultura de São Cristóvão foi iniciada com foco na agricultura familiar
Seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) deu início nesta segunda-feira (26) à Semana da Agricultura de São Cristóvão. Com o tema “Valorizando a produção e alimentação orgânica”, além de homenagear os agricultores, cujo dia é comemorado em 28/07, o evento também visa fomentar a agricultura familiar no município e possibilitar linhas de crédito para os trabalhadores rurais.
Para Edmilson Brito, secretário da Semap, ações como essa são importantes para que os trabalhadores do campo consigam ajuda técnica e financeira. “Não temos condições de financiar diretamente os nossos agricultores, então nós assumimos o papel de incentivadores, aqueles que buscam levar para eles os incentivos e conhecimentos técnicos e embasamento para poder ampliar sua forma de cultivo e melhorar o plantio. Também queremos trazer para eles oportunidades ofertadas por alguns parceiros, como os bancos do Brasil e do Nordeste, o Sebrae, a Emdagro, que vão disponibilizar alguns financiamentos para que os agricultores familiares possam ampliar seus negócios e ter mais renda”, explicou Edmilson.
O secretário finalizou dizendo que a semana “também terá algumas atividades em assentamentos, quando iremos até eles apresentar formas de financiamento e, assim, fortalecer a economia familiar e gerar mais renda”. finalizou o secretário.
O coordenador de produção do Assentamento Emília Maria, Célio José, que há quatro anos é ativo nas atividades do campo, encara a iniciativa da prefeitura como mais uma forma de apoio da Prefeitura para com os agricultores. “Isso aqui é muito bom. Mais uma vez nos ajuda muito, porque tem alguns que não tem nenhuma condição financeira. Essa parceria é muito boa para que a gente venha produzir melhor os nossos alimentos”, falou José.
Segundo Voldeer Marinho, gerente do programa “Agroamigo”, programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que possibilita o financiamento de micro créditos aos trabalhadores rurais, o órgão está disposto a firmar parcerias para que a agricultura familiar seja fortalecida. “Nós trabalhamos com a linha de crédito de micro finança, que é a principal forma para movimentar uma sociedade, uma comunidade. Já nos primeiros financiamentos a gente tem um bônus bacana, que é para poder realmente estimular os trabalhadores do campo, e à medida que vai se desenvolvendo os benefícios continuam. Inicialmente a nossa taxa é de 0,5% ao ano, podendo chegar ao máximo em até 4,5%, podendo ter incidência de bónus, justamente para eles se desenvolverem mesmo”, destacou Voldeer.
Outra parceira que se fez presente foi a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO), já que o pequeno agricultor familiar necessita do suporte oferecido por ela. De acordo com ele (quem?), para participar dos projetos voltados para os agricultores é preciso ter uma declaração feita pela EMDAGRO. “A Declaração de Aptidão é o documento de identificação da agricultura familiar, e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias”, frisou.
Confira a programação completa da Semana de Agricultura:
27/07/2021 - Dia da Saúde da Mulher Agricultora (Acampamento Emília Maria)
28/07/2021 - Oficina de Compostagem (Assentamento Rosa Luxemburgo)
29/07/2021 - Oficina de Horta Caseira e plantas medicinais (Assentamento Florestan Fernandes)
30/07/2021 - Plantação de Mudas em área degradada (Caípe)
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente
Prefeitura de São Cristóvão recebe selos ODS da ONU pelo impacto socioambiental da entrega de EPIs para marisqueiras e do Fasc Sustentável
São Cristóvão é selecionada entre 50 cidades brasileiras para elaborar Relatório Local Voluntário da ONU sobre os ODS