Selo ODS 2024: São Cristóvão recebe prêmios pelo êxito sustentável e social dos projetos da Casa da Costura Dona Zil e do Cine Direitos Humanos

A Cidade Mãe se destacou mais uma vez por estar alinhada com objetivos sustentáveis e sociais. Em uma solenidade realizada na última quarta-feira (12), São Cristóvão recebeu o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2024 por duas iniciativas: A Casa da Costura Dona Zil e o Cine Direitos Humanos, ambas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O evento, promovido pelo Movimento Nacional ODS Sergipe (MNODSSE), aconteceu no Teatro Atheneu, em Aracaju, e contou com a presença de diversas outras instituições e organizações da sociedade civil.
Seguindo o lema “Sem Deixar Ninguém para Trás”, o Movimento Nacional ODS foi criado na década de 1990 e atua com o objetivo de garantir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), sendo chancelado por 193 países. Ecumênico, apartidário e voluntário, o movimento social tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.

Neste ano, Sergipe recebeu delegações das cinco regiões do País para a comemoração dos 20 anos do Movimento Nacional ODS, culminando na entrega dos selos. Sandra Sena, coordenadora geral do MNODSSE e diretora de igualdade racial da Semas, destaca que o movimento em Sergipe tem o papel de agregar toda a sociedade sergipana, buscando instituições que trabalhem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sejam elas governamentais ou não governamentais.
“A Prefeitura de São Cristóvão, como sempre, tem se destacado, e acredito que este seja o quinto prêmio concedido pelo Selo ODS, mostrando a preocupação em trabalhar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Agora, há uma notícia maravilhosa: a Prefeitura de São Cristóvão acaba de publicar a lei que institui a Comissão ODF no município, sendo a primeira do estado a tomar essa iniciativa”, afirma a coordenadora.

Para agraciar espaço entre as premiações, o evento ainda abriu espaço para stands do restaurante Filhas do Mangue e da Casa dos Saberes e Fazeres, instituições de São Cristóvão que fortalecem a tradição e geram renda para o trabalhos das marisqueiras e dos artesãos da comunidade do município.
As iniciativas premiadas
O selo ODS tem o intuito de identificar empresas e entidades que se alinham aos fundamentos de sustentabilidade previstos em sua criação, estimulando ações humanitárias tidas como fundamentais para um mundo próspero e sustentável. A premiação é dividida em cinco eixos, considerados os cinco Ps da sustentabilidade - Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parcerias e Paz.

Premiado no eixo “Pessoas”, o trabalho da Casa da Costura Dona Zil foi reconhecido por sua relevância em reaproveitamento total de tecidos e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, sobretudo mulheres, em São Cristóvão. Inaugurada em 2021, a Casa da Costura constantemente capacita sancristovenses para a confecção de roupas, acessórios e peças artísticas, o que já se tornou um meio de sustento para as famílias que integram o serviço. Em 2024, foi criada também a Lojinha da Casa da Costura, como um espaço de venda para os materiais criados pelas artesãs e costureiras.

Para receber a honraria, subiram ao palco a primeira-dama de São Cristóvão, Sandra Santana, a diretora de Programas Especiais da Semas, Helena Fortes, e a coordenadora da Casa da Costura Dona Zil, Leonia Silva. A primeira-dama Sandra Santana explica que as pessoas beneficiadas pela Casa da Costura trabalham com crochê, bordado, costura e passam por cursos de formação, que ensinam não apenas a técnica, mas também o real significado do trabalho sustentável e social desenvolvido pelo espaço.
“Nós acompanhamos o trabalho delas e tem dado muito certo. Elas estão apaixonadas pelo serviço, que gerou renda e um trabalho digno para todas. Além da geração de renda, percebemos a importância de trabalhar questões ambientais, aproveitando cada pedaço de tecido, até o menor, para fazer xuxinhas para o cabelo de crianças, por exemplo. Isso tem sido muito gratificante, abrindo novos horizontes, como a reutilização de tecidos de forma solidária. A Casa da Costura está inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo tanto para a preservação ambiental quanto para o desenvolvimento social”, afirma a primeira-dama.

Para Leonia Silva, coordenadora do espaço, é uma grande gratidão receber o Selo ODS. “O nosso equipamento trabalha com cursos de capacitação para as comunidades em vulnerabilidade social. Então, ver esse trabalho sendo reconhecido é só gratidão”, comemora.

Já o projeto do Cine Direitos Humanos foi premiado no eixo “Paz”, sendo reconhecido pelos esforços em abordar diálogos sociopolíticos relevantes com jovens da rede municipal de ensino de São Cristóvão. A iniciativa consiste na exibição de filmes com temáticas relacionadas à garantia de direitos fundamentais a cada 15 dias em espaços educativos e culturais da cidade. Como público-alvo, a organização prioriza turmas das escolas públicas do município, mas as sessões são abertas e podem ser direcionadas a públicos específicos a depender da temática. Já foram abordados temas como dignidade menstrual, combate ao racismo, defesa à democracia, entre outros.

Gessica Silva, diretora de Direitos Humanos da Semas, recebeu o prêmio junto a Caio Graco, Coordenador de Juventude, e pontua que o Cine Direitos Humanos é uma iniciativa coletiva da sua diretoria, direcionada a discussão que permeiam os direitos humanos através da relação lúdica com os filmes.
“O Cine Direitos Humanos recebeu o selo ODS hoje e, para nós, é uma forma de reconhecer todo o trabalho que tem sido desenvolvido a nível municipal e nos dar mais forças pra continuar executando esse projeto, que tem sido muito relevante para o município”, destaca a diretora.

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são divididos em 169 metas e foram estabelecidos pela ONU com o objetivo de alcançar a Agenda 2030. São eles:
1- Erradicação da pobreza;
2- Fome zero e agricultura sustentável;
3- Saúde e bem estar;
4- Educação de qualidade;
5- Igualdade de gênero;
6- Água potável e saneamento;
7- Energia limpa e acessível;
8- Trabalho decente e desenvolvimento econômico;
9- Indústria, inovação e infraestrutura;
10- Redução das desigualdades;
11- Cidades e comunidades sustentáveis;
12- Consumo e produção responsáveis;
13- Ação contra a mudança global do clima;
14- Vida na água;
15- Vida terrestre;
16- Paz, justiça e instituições eficazes;
17- Parcerias e meios de implementação.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza encontro no Loteamento Santo Inácio em alusão ao Agosto Lilás

Prefeitura de São Cristóvão realiza Jornada Primeira Infância com programação até o final de agosto
