Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação para os novos agentes de saúde de São Cristóvão

Começou nesta segunda-feira (13), o curso introdutório de formação inicial para os agentes comunitários de saúde e de endemias, convocados no último concurso. A capacitação é oferecida pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A formação vai ter duração de 40 horas e oferece aos 11 novos agentes de saúde uma preparação para conhecerem melhor o Sistema Único de Saúde (SUS) e aprenderem a atuar nas comunidades, como destaca a facilitadora do curso, Daniela Pereira.
“O curso é voltado para o acolhimento. Vamos abordar conteúdos como história do SUS e importância do trabalho do agente comunitário de saúde no combate às endemias. O trabalho do agente de saúde é muito necessário para a população”, pontuou.

Daniela Pereira, facilitadora do curso
O agente comunitário de saúde e aluno do curso de capacitação, Rooldney Araújo, destaca o papel da gestão municipal, que aumenta o número de profissionais qualificados para cuidar do povo de São Cristóvão. “A expectativa é que a gente possa contribuir com a comunidade. O curso de formação vai nos oferecer uma base, sempre com referência científica, para que a gente possa no dia-a-dia promover saúde. O que nos motiva a estar aqui é contribuir com o povo e ter acesso aos serviços de saúde. A prefeitura está convocando e capacitando profissionais para cuidar das pessoas”, ressaltou o agente.

Rooldney Araújo, agente de saúde
Para a agente de saúde, Juliana Aguiar, a parceria entre esses profissionais e a população é capaz de transformar a realidade na qual as pessoas estão inseridas. “Quero aproveitar essa partilha de saberes oferecidos pela Secretaria de Saúde do município. Espero estar junto à comunidade e construir uma transformação da realidade junto a população da qual também fazemos parte”, concluiu.

Juliana Aguiar, agente de saúde
O agente comunitário de saúde e o agente de endemias são profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

Foto: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Valoriza GTES-SUS: profissionais de saúde de São Cristóvão participam de formação sobre prevenção de agravos no trabalho

São Cristóvão avança na saúde com assinatura de ordens de serviço para construção de duas novas unidades básicas
