26/08/2025

Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza ação de prevenção à catapora em escolas da rede municipal

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira (26) uma ação de prevenção e orientação sobre a catapora (varicela) na EMEF Josinalva Santos da Silva. A atividade teve como foco conscientizar alunos e servidores sobre medidas de proteção, reforçar a importância da vacinação e verificar a situação vacinal dos estudantes. A iniciativa será estendida a outras escolas da rede municipal.

A ação ocorre em continuidade ao acompanhamento realizado pela SMS na semana passada, quando foram notificados casos de catapora em outra unidade escolar. Todos os estudantes evoluíram de forma positiva e seguem em monitoramento, enquanto as medidas de prevenção passam a ser reforçadas em toda a rede municipal de ensino.

Durante a ação, alunos e servidores receberam instruções sobre a correta higienização das mãos, a importância de cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e a necessidade de evitar contatos muito próximos. Também foi reforçada a relevância da imunização contra a varicela.“Orientamos sobre a higienização das mãos, o cuidado ao tossir e espirrar e o risco do contato direto com as lesões. Também reforçamos a importância da vacinação, pedindo que os alunos conversem com seus pais e apresentem o cartão de vacinas à nossa equipe”, destacou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosely Mota.

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosely Mota (Foto - Heitor Xavier)

A equipe técnica da SMS analisou as fichas dos estudantes para verificar a situação vacinal e, nos casos em que for identificado esquema incompleto, os pais ou responsáveis serão contatados para atualização da imunização.

A equipe técnica da SMS analisou as fichas dos estudantes para verificar a situação vacinal (Foto - Jota Leal)

A catapora é uma doença viral comum na infância, caracterizada principalmente por erupções vermelhas na pele que evoluem para pequenas bolhas. Os primeiros sinais incluem febre baixa, mal-estar, cansaço e perda de apetite. A transmissão ocorre pelo contato direto com as lesões ou por gotículas eliminadas ao falar, tossir ou espirrar.

Os profissionais da escola também participaram de um momento de orientação sobre sinais e sintomas iniciais da doença, protocolos de higienização e condutas a serem adotadas em casos suspeitos. “Qualquer suspeita deve ser encaminhada para avaliação médica. Se descartado, o estudante retorna normalmente à escola. Mas se confirmado, é necessário cumprir o período de isolamento. Também reforçamos a limpeza de mesas e cadeiras com álcool 70% como medida adicional de prevenção”, acrescentou Rosely.

Foto de capa: Jota Leal

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade