15/08/2025

Secretaria de Saúde de São Cristóvão leva vacinação e testes rápidos a estudantes da UFS

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na última quinta-feira (14), mais uma ação de saúde dentro da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A iniciativa, que vem acontecendo ao longo do ano no campus, leva vacinas e testes rápidos até a comunidade acadêmica, facilitando o acesso à prevenção. Nesta edição, o atendimento foi voltado aos estudantes. 

Foram disponibilizadas vacinas como tétano, febre amarela, tríplice viral, Covid-19 e influenza, além de testes rápidos para detecção de hepatite B e C, sífilis e HIV.

Foram disponibilizadas vacinas e testes rápidos (Foto -  Jota Leal)

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosely Mota, ações como essa são estratégicas. “Muitas vezes, os estudantes não conseguem sair da rotina para buscar imunização ou fazer testagens, e levar o serviço até eles é fundamental. Estamos falando de um público mais jovem, faixa etária onde há maior ocorrência de ISTs no município. Quanto mais rastrearmos e tratarmos, mais interrompemos o ciclo de transmissão”, destacou.

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosely Mota (Foto -  Jota Leal)

A coordenadora de imunização, Ana Therezinha Marques, ressaltou que a ida da equipe ao campus também cria um vínculo de cuidado. “Além de vacinar, aproveitamos para orientar sobre os serviços disponíveis e qual unidade é a referência no território. Muitos adultos não têm mais o cartão de vacinas e, nesses casos, conseguimos reiniciar ou atualizar o esquema vacinal. É levar prevenção de forma prática e próxima”, afirmou.

Coordenadora de imunização, Ana Therezinha Marques (Foto - Heitor Xavier)

Para os estudantes, a ação representa economia de tempo e mais atenção à saúde. O universitário Artur Alves ressaltou que a iniciativa evita deslocamentos e filas, permitindo mais tempo para os estudos. “Facilita muito o acesso à prevenção, seja pelas vacinas ou pelos testes, ajudando a cuidar melhor da nossa saúde”, destacou.

Artur Alves, estudante (Foto -  Jota Leal)

Já Maria Layse, aluna de Letras Vernáculas, contou que não perde oportunidades de se vacinar. “Foi super rápido e organizado. Eu sou fã de vacina e, quando vi o aviso, vim logo. A gente acaba deixando a saúde de lado por causa do trabalho e dos estudos, então é maravilhoso que tragam isso para perto da gente”, relatou.

Maria Layse, aluna de Letras Vernáculas da UFS (Foto -  Jota Leal)

Foto de capa: Jota Leal

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade