Secretaria de Saúde de São Cristóvão garante acompanhamento e segue monitorando casos de catapora no município

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue acompanhando de forma rigorosa os casos de catapora (varicela) registrados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Martinho de Oliveira Bravo. Inicialmente, foram notificados 17 casos, mas após avaliação um deles foi descartado, totalizando agora 16 confirmações.
Entre os registros, houve um caso que está sendo investigado quanto à possibilidade de Mpox (Monkeypox). O exame já foi realizado para confirmar ou descartar o diagnóstico, e o resultado deve ser divulgado na próxima semana. Até lá, o paciente segue em isolamento e sob orientações das equipes de saúde.
Todos os casos estão evoluindo bem, sem sintomas graves, e a maioria dos estudantes já se encontram no estágio final da doença. Para prevenir novas contaminações, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) suspendeu as aulas na quinta e sexta-feira e realizou uma higienização completa do prédio, com atenção especial a superfícies de maior contato, como maçanetas e cadeiras. Além disso, todas as crianças seguem em acompanhamento das equipes de saúde e permanecem em isolamento domiciliar até o término dos sintomas.
Assim que a notificação foi recebida, ainda na noite da última segunda-feira, a equipe técnica da SMS iniciou a avaliação da situação vacinal dos alunos e servidores, verificando quem estava com esquema vacinal incompleto ou sem registro da vacina contra a varicela. Paralelamente, os pais e responsáveis receberam orientações detalhadas sobre como proceder para proteger a saúde das crianças e da comunidade escolar.
.jpeg)
Rosely Mota, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, destacou que todos os casos receberam acolhimento imediato. “Foram passadas orientações para a escola, familiares e alunos sobre a necessidade de isolamento domiciliar até a recuperação total, cuidados de higiene e medidas para prevenir a transmissão da doença. Queremos tranquilizar a população que todos os casos são brandos e estão sob acompanhamento constante pelas equipes de saúde.”

A coordenadora também reforçou as orientações aos pais e responsáveis sobre cuidados e prevenção. “As pessoas que apresentarem sinais e sintomas da catapora devem manter repouso, hidratação adequada e evitar compartilhar objetos como copos, pratos e talheres, sempre lavando bem as mãos e os itens com água e sabão. Se você ou alguma criança do seu domicílio apresentar mal-estar, febre baixa, perda de apetite e, principalmente, manchinhas vermelhas na pele, solicite que o pai ou responsável vá até a UBS mais próxima para solicitar avaliação através da visita domiciliar da equipe de saúde, que fará todas as orientações necessárias em casa. Essas medidas ajudam a evitar a transmissão para outras pessoas”, completou.
Além disso, a coordenadora reforçou a importância da vacinação contra a doença. “Todas as unidades básicas de saúde do município disponibilizam a vacina contra a varicela para crianças de 15 meses a 4 anos de idade. No caso desta escola, as crianças estavam vacinadas, o que contribuiu para que a doença evoluísse de forma branda e sem complicações graves.”
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Secretaria de Saúde de São Cristóvão garante acompanhamento e segue monitorando casos de catapora no município

Prefeitura de São Cristóvão leva canal direto de diálogo com a população através da Ouvidoria Itinerante da Saúde
