Secretária de Educação de São Cristóvão é eleita presidente da Undime Sergipe

A secretária Municipal de Educação de São Cristóvão, Quitéria de Barros, foi eleita na manhã desta sexta-feira (9), presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Sergipe (Undime/SE), para o biênio 2021/2022. A eleição e posse ocorreram virtualmente durante o encerramento do 16º Fórum da Undime/SE.
Quitéria assume o cargo que era ocupado anteriormente pelo ex-secretário de educação do município de Itabaianinha, Thiago Carvalho. Durante sua posse, a nova presidente parabenizou a antiga gestão pelo trabalho realizado à frente da entidade. “Nosso maior desafio será dar continuidade a uma gestão que foi divisora de águas, que fez um trabalho corajoso e que fez a Undime ser protagonista e ouvida nas principais discussões de educação no estado de Sergipe e no âmbito nacional”, apontou.
A secretária de São Cristóvão também destacou qual será o foco do seu trabalho na Undime Sergipe. “A nossa gestão vai se pautar na elevação da qualidade da educação em um diálogo com o financiamento, com a boa gestão do financiamento público e foco na elevação da qualidade do ensino. É isso que nós propomos a fazer, e para isso nós estamos estendendo as mãos para todos os municípios”, afirmou a nova presidente.
O evento também contou com a participação do prefeito Marcos Santana. O gestor sancristovense destacou a felicidade em ter uma secretária do município ocupando um cargo tão importante e reforçou o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos por Quitéria e sua equipe.
“Talvez algumas pessoas não tenham a dimensão do que significa esse feito para São Cristóvão, asseguro que ele representa muito, principalmente para uma cidade que sofreu na sua história recente com escândalos na educação. A professora Quitéria assumiu a secretaria da educação em maio de 2018 e desde então tem atuado de forma competente na defesa de ações que se mostram cada vez mais eficientes, a prova disso são os resultados alcançados. Mais que uma conquista pessoal, essa é a conquista da educação de São Cristóvão”, destacou Marcos Santana.

Prefeito também participou do evento que ocorreu virtualmente
Experiências exitosas
Antes de tomar posse, a secretária de educação ministrou uma palestra onde falou sobre as experiências exitosas na rede de ensino de São Cristóvão. Quitéria lembrou que, em 2017, o município possuía 43 escolas em funcionamento, sendo que 40% das turmas eram multisseriadas. Além disso, o número de alunos matriculados na rede era de 6765. Já a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) daquele ano foi de 3,8 para os anos iniciais, e 3,6 para os anos finais. Ambas estavam abaixo da meta.
Para mudar esse panorama, foram necessárias algumas mudanças e implementação de algumas ações, dentre elas: reordenamento da rede de ensino, combate às classes multisseriadas, requalificação dos espaços escolares, formação da equipe gestora e professores, além dos projetos “Meu Primeiro Lanchinho” e “Rota do Conhecimento”.
Tais ações, conforme apresentado por Quitéria, fizeram com que São Cristóvão se tornasse o município com o maior crescimento na avaliação do IDEB 2019 em Sergipe, sendo de 1,2 pontos nos anos iniciais e 0,5 pontos nos anos finais do Ensino Fundamental. Saltando da 49ª posição no Estado para a quinta posição. O município também obteve um crescimento de 20% no número de matrículas, chegando a mais de 8 mil alunos na rede em 2020.
A secretária também destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas no município desde o início da pandemia.

Relembre
Em julho de 2020, a secretária também foi empossada como membro de outro importante órgão em Sergipe: o Conselho Estadual de Educação. Com isto, foi a primeira vez que uma dirigente da rede de ensino do município foi selecionada para exercer essa função.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
