22/12/2021

Secretária da Educação recebe título de Cidadã Sancristovense

Pela contribuição com os avanços da educação na Cidade Mãe, ontem (21), a Secretária da Educação, Quitéria de Barros, recebeu o título de Cidadã Sancristovense. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do Prefeito Marcos Santana e do vice Paulo Júnior.

A professora Quitéria Lúcia Araújo de Barros possui grande bagagem educacional em sua carreira. Com licenciatura em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional pela Faculdade Pio Décimo, ela desenvolveu atividades como técnica, coordenadora e diretora. Em 2018, Quitéria recebe o convite da Profa. Dra. Tereza Cristina Cerqueira da Graça, na condição de secretária municipal de educação de São Cristóvão, área em que atua até hoje. É nítido o amor por São Cristóvão que recentemente têm tido bons resultados, sendo recentemente reconhecida em 12º no eixo educação no Ranking Connected Smart Cities 2020, além de diversas honrarias.

a secretária da educação Quitéria de Barros e o Prefeito Marcos Santana

O destaque da noite, Quitéria de Barros, demonstrou-se emocionada durante o momento. "Muito obrigado por este título, este reconhecimento, o mais honroso que recebi, que afaga meu coração, alegra minha alma e me estimula a fazer mais e melhor por esta cidade. Obrigado a todos que me ajudam a conduzir e a fazer com que a educação de São Cristóvão assuma os contornos desejados pela gestão de Marcos Santana. A educação é dever de todos, do Estado, da família e em colaboração com a sociedade, se eu fracasso, a sociedade também fracassa junto. É ela que guarda relação em transformar vidas e é sem sombra de dúvidas a mais importante política estrutural para o projeto de povo, de cidadania, de cidade e de nação”, concluiu.

secretária municipal da educação, Quitéria de Barros

O Prefeito Marcos Santana também aproveitou o evento para agradecer e saudar a todos presentes que conduzem para uma cidade melhor, além de elogios para a homenageada. “Quitéria está construindo uma revolução na educação de São Cristóvão. Ela recebeu uma tarefa difícil, a tarefa de tirar uma cidade que não era tão bem respeitada na educação, abraçou essa tarefa de transformar o nosso município como ela bem falou e sempre fala: uma cidade educadora. Hoje Quitéria se transforma e recebe de maneira protocolar o título de Cidadã Sancristovense. É uma homenagem à Quitéria, mas este fato é uma homenagem também a todos nós sancristovenses e a todos nós que amamos essa cidade”, detalhou.

Prefeito Marcos Santana

Agradecimentos

Dentre os presentes no evento estavam a família Barros, o presidente da Câmara, Diego Prado, o autor do decreto para o título, o ex-vereador Adailton Lopes, além de professores, vereadores e secretários. Durante a cerimônia, o historiador e professor da UFS, além de sobrinho de Quitéria, Samuel Albuquerque, fez um grande discurso homenageando a história da professora, que tem como seus maiores feitos a sua filha Raysa e a luta pela educação em São Cristóvão.

“Eu não posso deixar de registrar o nosso orgulho em ver Quitéria, minha tia, irmã da minha mãe e dos meus tios, laureada com esse título. Todos nós nos sentimos laureados junto a ela, a importância desse título, desta honraria, deste preito de reconhecimento ecoa e engrandece também em nós familiares. Fazemos votos para que a nova cidadã sancristovense faça jus ao título recebido e que siga construindo seu legado nesse pedaço iluminado de Sergipe”, declarou Samuel.

historiador Samuel Albuquerque

O ex-vereador Adailton Lopes conhecido como Dito, que foi o autor do projeto para o título concebido, agradeceu à administração do prefeito Marcos Santana e expressou a sua satisfação em ver um título atrelado a alguém que realmente prestou serviços à Cidade Mãe. "É muito importante estar aqui para entregar, para abraçar, para parabenizar porque eu sei que São Cristóvão é muito grato por tudo que você vem fazendo no nosso município”, explicou.

ex-vereador Adailton Lopes

Outro que agradeceu em nome de todos os vereadores, foi o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Prado. “Quitéria trouxe capacidade e experiência para alcançar ótimos resultados no quesito educação, além de enfrentar pela elevação da qualidade de ensino na nossa cidade. Postergado em seus relevantes serviços, a Câmara Municipal de São Cristóvão aprovou a entrega do título de cidadania à mais nova conterrânea Quitéria Lúcia Araújo de Barros”, finalizou.

Presidente da Câmara de Vereadores, Diego Prado

Fotos: Inácio Prado