06/07/2025

São João da Tradição e da Inclusão: Prefeitura de São Cristóvão garante acessibilidade ao público durante o evento

O São João da Tradição, promovido pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), foi marcado não apenas pela celebração das raízes culturais do município, mas também pelo cuidado em tornar o evento acessível e acolhedor para todos. Durante todos os dias de festa, a gestão municipal assegurou uma estrutura adaptada com conforto, segurança e visibilidade a pessoas com deficiência (PcDs), idosos e demais participantes com mobilidade reduzida, além da presença de intérpretes de Libras no palco, garantindo a inclusão do público surdo. 

Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e apoio do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), além das empresas Sistema Engenharia, Sergipe Estruturas e Brando Serviços e Transportes, o evento se encerra neste sábado (05), com reconhecimento do público pela organização, segurança e estrutura inclusiva oferecida.

Foto/Heitor Xavier 

A acessibilidade e a equidade estiveram presentes no festejo, tanto em termos de infraestrutura quanto de serviços, sendo um dos pilares da festa e reafirmando o compromisso da gestão municipal com a inclusão. Com o lema “São João da Tradição e da Inclusão”, o evento garantiu estrutura e atenção às necessidades de todos os públicos.

Entre as ações, destacou-se o Camarote da Acessibilidade, planejado para oferecer conforto e visibilidade às pessoas com deficiência, pessoas idosas ou com alguma dificuldade de locomoção. Além disso, intérpretes de Libras estiveram presentes no palco durante toda a programação, promovendo a participação do público surdo na festa.

Camarote da Acessibilidade - Foto/Dani Santos

A presença dos intérpretes no evento foi resultado de uma importante parceria entre a Prefeitura e o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese). De acordo com Raylane D’Almas, intérprete de Libras do instituto, é fundamental incluir o público surdo nas festividades da cidade.

Intérpretes de Libras do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese) - Foto/Dani Santos

“Os surdos conseguem se divertir ao notar a musicalidade de acordo com a batida das músicas e as vibrações do som alto, mas é de extrema importância que eles saibam e entendam as letras dessas músicas. Isso é um ganho muito grande para eles. Nosso papel como intérpretes é exatamente esse: traduzir a poesia, a mensagem das músicas para que eles sintam, além das batidas, a mensagem e o sentimento das letras. E isso também é uma forma de disseminar a cultura e toda a tradição presentes nas festividades”, complementa Raylane.

Raylane D’Almas, intérprete de Libras - Foto/Heitor Xavier 

A presidenta da Fumcutr, Paola Santana, o São João da Tradição é uma festa de resgate cultural que fortalece a nossa identidade. “Trabalhamos para garantir que todos, sem exceção, possam vivenciar essa experiência e a acessibilidade é um compromisso que reafirma nosso respeito à diversidade”. 

Paola Santana, presidenta da Fumcutr - Foto/Dani Santos 

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão, complementa que a festa é de todos, feita com carinho e responsabilidade. “Essa celebração é o reflexo do nosso orgulho por nossas tradições do nosso povo, por nossa história. Investir em cultura e inclusão é construir uma São Cristóvão mais justa e acolhedora para todos”.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão - Foto/Heitor Xavier 

*Foto Capa: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade