São Cristóvão realiza o Primeiro Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção social e promover a integração de políticas públicas, foi realizado nesta quarta-feira, 24, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Primeiro Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família de São Cristóvão. O evento contou com a presença de representantes de diferentes setores do município, incluindo assistência social, saúde e educação, bem como beneficiários do programa.
O encontro teve como objetivo alinhar as políticas destas áreas, nas quais estão alocadas as condicionalidades do Programa Bolsa Família. Também proporcionou o diálogo necessário para a qualificação de dados do Cadastro Único (CadÚnico) e o entendimento das melhores estratégias para o acompanhamento das famílias. É de suma importância ressaltar que cada política mencionada possui um papel fundamental na gestão do programa de transferência de renda, fundamental para a população em situação de vulnerabilidade social do município.
O seminário teve início com a fala da representante dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Edinete Leite dos Santos. Ela destacou a importância do programa em sua vida. “Esse programa é essencial para mim porque, através dele, tenho oportunidades de uma qualidade de vida que não teria sem ele, apesar de ser trabalhadora e de não fugir da luta. Se não fosse pela gestão e toda a equipe envolvida, não teria a chance de fazer os cursos e as atividades que venho realizando por meio dos programas dos quais faço parte. Só tenho a agradecer”, disse.

Edinete Leite dos Santos, representante dos usuários do SUAS
Em seguida, Lucianne Rocha, secretária municipal de Assistência Social (Semas), ressaltou a importância da participação de diversos setores na discussão do Programa Bolsa Família. “Fiz questão de convidar colegas que compõem a gestão e entendem que falar sobre o Bolsa Família requer uma abordagem integrada. Queria a presença do gestor municipal, dos usuários e do legislativo para que todos compreendam a diferença que os programas de transferência de renda fazem na vida das pessoas e entendam seu funcionamento”, pontuou.

Lucianne Rocha, secretária da Semas
A secretária ainda reforçou que o seminário “é um momento de diálogo para aprimorarmos o Bolsa Família e o Cadastro Único no município. Como agentes públicos, precisamos ter uma compreensão clara da transformação que o programa de transferência de renda proporciona, de sua importância e de todas as nuances que permeiam o Bolsa Família”, concluiu.
.jpeg)
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou a importância do Programa Bolsa Família como ferramenta essencial no combate à pobreza e na promoção da cidadania. "Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com as famílias mais vulneráveis do nosso município e discutir estratégias para fortalecer e aprimorar o programa. Por isso, é fundamental que todos os setores, incluindo saúde, educação e assistência social, trabalhem de forma integrada para atender melhor nossa população. A intersetorialidade das ações é fundamental para capacitar e apoiar os profissionais que atuam diretamente no cuidado com nossa comunidade”, enfatizou.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão
A secretária adjunta de Saúde do município, Emilly Regina, destacou o Programa Bolsa Família como uma ferramenta que combate o ciclo intergeracional da pobreza. "Ao garantir acesso às políticas de saúde, educação e assistência social, possibilitamos encaminhamentos para que as famílias cresçam saudáveis, tenham nutrição adequada e que gestantes recebam acompanhamento adequado para seus bebês. O fortalecimento dessas três políticas é fundamental para o desenvolvimento das crianças e das mães. Por isso precisamos compartilhar boas práticas e traçar estratégias conjuntas para garantir que o Programa Bolsa Família cumpra seu papel de forma eficaz e humanizada".
.jpeg)
Emilly Regina, secretária adjunta de Saúde do município
Presenças
Também estiveram presentes na mesa diretiva o vereador Marcus Lázaro, o secretário municipal de Infraestrutura, Júlio Júnior, a professora doutora da UFS, Vera Núbia, e a coordenadora do Cadastro Único/Bolsa Família do estado, Tatiana Muller. O evento contou com a participação de representantes de todas as áreas envolvidas, que contribuíram com as palestras abrangendo diversas abordagens sobre o tema.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza primeira Pré-Conferência de Igualdade Racial e debate propostas ligadas à democracia, justiça racial e reparação

Prefeitura de São Cristóvão amplia para 450 o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família Municipal
