03/12/2025

São Cristóvão marca presença no 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

A Prefeitura de São Cristóvão está participando do 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que acontece no Rio de Janeiro. O evento que teve início na terça-feira (02), segue até a próxima sexta-feira (05), reunindo gestores públicos de todo o país, além de especialistas, representantes do setor privado e da sociedade civil. Representam o município no encontro o prefeito Júlio Nascimento, o secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana, e a presidenta da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura, Paola Santana.

Na manhã desta quarta-feira (03), o secretário Marcos Santana apresentou um painel sobre a experiência de São Cristóvão na implantação do Centro de Interpretação e Memória, espaço que está em reforma e em breve estará disponível para receber moradores e turistas que visitarem a Cidade Mãe de Sergipe. O Centro contará com exposições e painéis interpretativos, recursos audiovisuais e interativos, atividades educativas e ações com a comunidade, além de conexão com roteiros pela cidade.

Além do Centro de Interpretação e Memória, o secretário destacou ainda a implantação da sinalização turística no Centro Histórico e outras estratégias que estão sendo adotadas para que São Cristóvão não seja apenas visitada, mas compreendida, sentida e respeitada por quem chega, e cada vez mais amada por quem vive nela.

“São Cristóvão está dentro desse pequeno círculo de 15 cidades que são patrimônio mundial. Para nós, é uma oportunidade de aprender e de mostrar o que estamos fazendo na preservação e recuperação daquilo que é mais importante no nosso Centro Histórico, para o turismo e a economia da nossa cidade”, destacou Marcos.

O prefeito Júlio Nascimento também ressaltou a importância do evento. “Esse é um momento de compartilhamento de informações, de troca de experiências e de busca por soluções inovadoras para os novos destinos turísticos do Brasil, sobretudo para as cidades históricas que possuem patrimônio e necessitam de um cuidado ainda maior. É um momento de muito aprendizado para o desenvolvimento turístico do nosso município”, afirmou.

O Encontro

A programação dos quatro dias inclui debates sobre os processos de candidatura ao título de Patrimônio Mundial, as responsabilidades das cidades que já possuem bens reconhecidos e estratégias para um turismo sustentável. Também estão em pauta modelos de financiamento, ações de comunicação e iniciativas de inovação que ajudem a transformar o patrimônio em motor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

O evento é realizado pela OCBPM, Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro e IRPH. Conta ainda com cooperação da Unesco e apoio institucional da CNM, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Palmares.

Fotos: Rafael Mota

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Rafael Mota
Personalize suas opções de acessibilidade