12/01/2026

São Cristóvão inicia vacinação contra a Influenza para todos os públicos

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de São Cristóvão iniciou nesta segunda-feira (12), a vacinação contra a Influenza para toda a população com mais de seis meses de idade. O imunizante, que protege contra a gripe, pode ser encontrado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A campanha seguirá até 31 de janeiro e todos os interessados devem estar munidos com cartão de vacinação e documento de identidade (CPF). 

A campanha tem como objetivo reduzir atendimentos ambulatoriais, internações e complicações causadas por síndromes gripais. De acordo com Séphora Santos, coordenadora municipal de Imunização, o mês de janeiro, geralmente, é o período que se tem maior intensidade da disseminação do vírus da Influência. “A passagem do período de festas, o retorno às atividades de trabalho e o retorno das crianças ao período letivo são situações que trazem de volta o aumento dos casos de gripe de forma acentuada”. 

A vacinação contra a Influenza deve ser realizada todos os anos, pois o imunizante passa por atualizações periódicas. Isso ocorre devido às constantes mudanças nos vírus em circulação, identificadas por meio de análises epidemiológicas, o que torna necessária a reformulação da composição da vacina para garantir maior eficácia na proteção da população. “A vacinação para todos os públicos é feita de forma estratégica para a proteção do nosso público sancristovense, para que tanto crianças, jovens, adultos e idosos sejam protegidos das diversas variantes do vírus da influenza”, destacou a coordenadora. 

Séphora Santos, coordenadora municipal de Imunização - Ft/Jota Leal

Estratégias de vacinação 

A Secretaria de Saúde tem adotado uma série de estratégias para ampliar a cobertura vacinal da influenza no município. Mesmo com a liberação da vacinação para o público em geral, o município continua com as iniciativas de buscas ativas voltadas aos grupos prioritários. As ações incluem visitas domiciliares e atividades externas, integradas à programação mensal das unidades, considerando as doses disponíveis neste período. Os públicos que participam da prioridade são aqueles com maior risco para complicações da doença, como idosos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, pessoas com comorbidades, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. 

Em 2025, neste mesmo período, 986 pessoas foram vacinadas em São Cristóvão e, ao longo de todo o ano, o número de imunizados chegou a 30.273. O objetivo segue sendo ampliar a cobertura vacinal e alcançar resultados positivos na redução dos atendimentos e das formas graves da doença.

Foto: Inacio Prado 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Inacio Prado
Personalize suas opções de acessibilidade