São Cristóvão inicia campanha de vacinação contra Poliomielite nesta terça-feira (28)

Na terça-feira (28), São Cristóvão inicia a campanha de vacinação contra Poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, para todas as crianças com menos de cinco anos de idade. A campanha será promovida nacionalmente até o dia 14 de junho, e estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A meta é vacinar 95% do público alvo, com a expectativa de reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, reforçando medidas para erradicar a doença.
O Brasil foi considerado área livre de circulação do vírus em 1994, mas desde 2016 tem apresentado resultados abaixo da meta. Por isso, em 2023 o país foi classificado como uma área de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Portanto, é essencial que os responsáveis levem suas crianças à UBS mais próxima.
Além da segurança necessária para a saúde da população, a campanha deste ano é marcada pela transição de tipos de vacina, uma vez que o país começará a substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), que é intramuscular e injetável.
Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização da Cidade Mãe, explica que as três doses do esquema vacinal aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida, são intramusculares, sendo a gotinha um reforço para crianças de 1 a menores de 5 anos que já estão com seu esquema vacinal completo.
“Essa é a vacina que deu origem ao Zé Gotinha, a campanha famosa da gotinha que sempre foi realizada. Este ano, será a última campanha nesse formato, porque vai ser substituída pela intramuscular, de agulha mesmo. Para crianças menores de um ano, a vacina já é intramuscular. Para maiores de 1 ano e menores de cinco, ainda é utilizada gotinha como reforço”, explica a coordenadora.

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização de São Cristóvão
No dia 08 de junho, para somar aos esforços da oferta diária à vacina, será realizado o dia D de divulgação e mobilização da campanha em todo o país.
A poliomielite é uma doença aguda e contagiosa causada pelo poliovírus, que é transmitido através do contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas e pode acometer crianças e adultos. Em casos graves, a doença pode levar à paralisia dos membros inferiores. A vacina é a única forma de prevenção da poliomielite e é necessário que todas as crianças da idade indicada sejam imunizadas.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
