São Cristóvão finaliza comemorações dos 436 anos de história com a Festa do Apicum
No último sábado (31), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura (Fumpac), finalizou as comemorações dos 436 anos da cidade com a Festa do Apicum. O evento contou com as apresentações de Jeferson Rodrigues, Dudu Moral e Gabriel Príncipe.
Para o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, a relevância da festa é celebrar o aniversário da cidade e a sua história junto com o povo. “Na história de São Cristóvão cada pessoa teve participação na trajetória. Criar oportunidades como essa, em que as famílias se encontram para celebrar, é também uma maneira de fortalecer os vínculos entre as pessoas e o pertencimento dos sancristovenses”, ressaltou.
A abertura do evento contou com o artista prata da casa, Jeferson Rodrigues, que declarou sua gratidão pela oportunidade. “Sou muito grato por essa chance. Sempre foi um desejo muito grande participar dos eventos da prefeitura e venho realizando isso. É muito importante esse espaço para nós que somos da cidade”, declarou.
Depois de um bom arrocha, o público contemplou o forró de Dudu Moral. “Eu e São Cristóvão temos uma bela história, estou sempre presente em algumas festividades da cidade. Agradeço sempre a confiança em meu trabalho e o carinho do público. É uma cidade muito especial para mim, tenho família aqui também, portanto, é sempre uma honra cantar para todos daqui”, compartilhou.
E para finalizar a noite, o público ficou com a levada do Gabriel Príncipe. “É um grande prazer estar aqui, São Cristóvão é uma cidade muito acolhedora, espero dar o meu melhor nesta festa e que venham mais oportunidades”, relatou o cantor minutos antes da sua apresentação.
Na garantia da segurança do público, a Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente junto à equipe da Superintendência Executiva de Trânsito e Transporte (Setran), organizando a passagem de carros e estacionamentos. Em soma a estes serviços, o evento também contou com equipe do Corpo de Bombeiros.
Joicelaine dos Santos, marisqueira, avaliou com nota 10 a festa. “Uma festa boa, acho muito importante a prefeitura promover festas descentralizadas, contemplando outros bairros e contemplando artistas da cidade”.
Crislaynne Santos, dona do lar, também mostrou satisfação com a Festa do Apicum. “Festa ótima e importante, pois deixa a cultura e festividade de São Cristóvão mais perto dos moradores que residem em bairros mais distantes do Centro Histórico, sinto-me vista com isso, além de ver os comerciantes conseguindo ganhar um extra com a festa. Muito bem organizada e com segurança!”, finalizou.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura