21/10/2024

São Cristóvão expõe sua cultura e arte na Semana da Sergipanidade da Fecomércio

Entre os dias 15 e 27 de outubro, São Cristóvão se une a outros municípios para marcar presença na Semana da Sergipanidade, promovida pela Fecomércio-Sesc-Senac em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). O evento, que está aberto ao público na praça Fausto Cardoso, em Aracaju, reúne arte, gastronomia, folclore, música e educação para celebrar a cultura sergipana em alusão ao Dia da Sergipanidade, comemorado no dia 24 de outubro.

Entre as atrações do espaço, os municípios estão representados em barracas temáticas e exposições, onde os visitantes podem encontrar itens característicos da cultura local e entrar em contato com as manifestações artísticas e o potencial turístico da cidade. Além da Cidade Mãe, participam os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Santana do São Francisco, Boquim, Estância, Laranjeiras, Lagarto, Cedro de São João, Pacatuba e Propriá.

O coordenador de turismo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Kaio Rocha, destacou que a participação de São Cristóvão na feira da sergipanidade é uma oportunidade de divulgar o município para um público que ainda não conhece o centro histórico, possibilitando a apresentação de atributos da cidade que incentivam a visitação.

“É uma chance para divulgarmos tanto o centro histórico, incentivando visitas à cidade, quanto para promovermos as nossas iguarias, que, inclusive, são os produtos que mais têm saída por lá. Estão vendendo bolachinhas de goma, queijadas, briceletes, que são patrimônios imateriais e realmente representam a sergipanidade”, ressaltou o coordenador.

Kaio Rocha, coordenador de turismo da Fumctur

A barraca de São Cristóvão apresenta e disponibiliza para a venda não só as delícias típicas da cidade, mas também as artes produzidas na Sala dos Saberes e Fazeres por artesãs sancristovenses, como tapeçarias, bijuterias e itens de decoração. Cláudia Oliveira, coordenadora da Sala dos Saberes e Fazeres, reforçou a importância de popularizar a arte do município, dando visibilidade aos conhecimentos técnicos e ancestrais aplicados nas peças à mostra. “Estou torcendo que tenhamos muito movimento, mais a cada dia do evento”, enfatizou.

Cláudia Oliveira, coordenadora da Sala dos Saberes e Fazeres

Sueli Pereira, pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), prestigiou o stand de São Cristóvão e realçou a relevância do evento para reunir artesanato e culinária em um só espaço, prestigiando o que é sergipano e permitindo que pessoas de outros estados possam contemplar, comprar e saborear o que está sendo produzido e vendido no estado. 

“É um momento significativo, e a universidade também está alinhada com essa iniciativa. Na próxima semana, de segunda a sexta-feira, estaremos promovendo a Semana da Sergipanidade em todos os cantos da universidade, também valorizando a cultura sergipana. Então, é uma integração da universidade com a nossa sociedade”, pontuou a pró-reitora.

Sueli Pereira, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS

A visitante Renata Menezes, residente de Aquidabã, conheceu o espaço pela primeira vez e demonstrou gostar muito do contato com a cultura sancristovense. “Sergipe tem muitas coisas bonitas, artesanatos que eu adoro, principalmente das regiões que são mais próximas da gente. Estou aqui de frente para a barraca de São Cristóvão, que tem muita coisa boa, muito artesanato. Sem contar a experiência de estar aqui, o momento está sendo muito, muito bom”, afirmou.

Renata Menezes, visitante

O evento ainda conta com barracas de restaurantes que apresentam pratos e sobremesas autorais voltadas às características da culinária sergipana, e com apresentações de grupos musicais, folclóricos, e performances artísticas pensadas para enaltecer a cultura local. As exposições e programação gratuita estão disponíveis para a população das 17h às 22h.

Fotos: Clara Dias

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Clara Dias
Personalize suas opções de acessibilidade