São Cristóvão elege novo Conselho Municipal da Juventude com intuito de fortalecer as políticas públicas para os jovens da cidade
A Cidade Mãe de Sergipe promoveu mais um importante avanço na salvaguarda dos direitos dos jovens de seu território e instituiu, nesta quinta-feira (28), o Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), integrado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Nesta manhã, o fórum de eleição do conselho foi realizado no Convento São Francisco e garantiu a participação de cinco membros da sociedade civil para fiscalizar, formular e propor políticas públicas voltadas para a juventude no município.
Assim como o papel central garantir os direitos dos jovens, acompanhando e fiscalizando a implementação de políticas públicas voltadas para essa área, os conselhos também fomentam a participação juvenil em movimentos sociais, organizações públicas e na vida política das comunidades. Além disso, promovem estudos, debates e pesquisas que subsidiam a elaboração de propostas e políticas mais eficazes, funcionando como um canal de diálogo direto e recebendo, analisando e encaminhando propostas, queixas e denúncias.
Na ocasião, foram eleitos Yasmim da Silva Gomes, representante do Instituto de Desenvolvimento Vale do Cotinguiba (IDESA); Maria Gabriella Freire de Oliveira Corrêa, da iniciativa Jovens do Futuro; Alisson Andrade Nunes, do Coletivo Jovem Aprendiz; Emanuele Caiane Dantas Vieira, do Coletivo Bueiro; e Victor Gabriel Lemos da Cruz Santos, do Instituto Musical Brasileiro (IMUSB).
Segundo Kaio Rocha, coordenador de Juventude da Semas, Comjuve é um órgão deliberativo, e, levando em consideração que a juventude tem necessidades específicas, é necessário criar políticas públicas direcionadas a essas demandas. “O Conselho, junto com a sociedade civil e o poder público, é um órgão importante porque funciona como uma ponte entre o poder público e a sociedade civil. O poder público não pode simplesmente criar políticas achando que elas vão atingir de forma efetiva a população jovem; é preciso ouvir esses jovens, compreender suas necessidades e, a partir daí, desenvolver políticas públicas adequadas ao ouvir, propor, reunir-se e realizar discussões relevantes para a juventude do município”, destacou.
Antes do momento solene da eleição, o professor Frank Newton representou o Observatório Juventudes e Trabalho, da Universidade Federal de Sergipe, apresentando uma palestra orientadora em que mostrou a pluralidade de juventudes, sua transformação social e as desigualdades entre elas. Para ele, já foi possível notar a mobilização coletiva dos participantes, o que é um sinal positivo do funcionamento da democracia.
“O interesse está em compreender essas experiências de consumo, políticas, de formas de ganhar a vida, e principalmente de como as pessoas produzem políticas a partir de suas primeiras vivências sociais fora de casa. Geralmente, isso acontece na rua, na escola, com os amigos e colegas, a partir de gostos e interesses comuns”, explicou.
A superintendente estadual da Juventude, Anne Livianne, também marcou presença no fórum e evidenciou a importância de ter espaços como esse para fortalecer, motivar e garantir que a juventude tenha vez e voz. “Hoje estamos começando com a eleição do Conselho de Juventude, que pode contar com a gente, com a Superintendência de Juventude e com o Governo do Estado, para fortalecer espaços como esse e dar cada vez mais voz à juventude de São Cristóvão”, reforçou.
Eleita como representante do coletivo Bueiro, de mulheres no hip hop, a artista Manu Caiane acredita que o Comjuve é o que assegura os direitos e instrui os deveres para a juventude. “Adentrar o conselho enquanto cultura hip hop vai ser mais uma forma de impulsionar esses jovens dentro da arte, da cultura e da educação”, defendeu a conselheira.
Gabriel Lemos, que representa o Instituto Musical Brasileiro, enfatizou ser fundamental o olhar atento para as ações da juventude. “É muito interessante pensar em como o governo tem disponibilizado essas formas de a gente se fazer presente enquanto seres políticos ativos na democracia”, concluiu.
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo