São Cristóvão elege novo Conselho Municipal da Juventude com intuito de fortalecer as políticas públicas para os jovens da cidade

A Cidade Mãe de Sergipe promoveu mais um importante avanço na salvaguarda dos direitos dos jovens de seu território e instituiu, nesta quinta-feira (28), o Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), integrado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Nesta manhã, o fórum de eleição do conselho foi realizado no Convento São Francisco e garantiu a participação de cinco membros da sociedade civil para fiscalizar, formular e propor políticas públicas voltadas para a juventude no município.
Assim como o papel central garantir os direitos dos jovens, acompanhando e fiscalizando a implementação de políticas públicas voltadas para essa área, os conselhos também fomentam a participação juvenil em movimentos sociais, organizações públicas e na vida política das comunidades. Além disso, promovem estudos, debates e pesquisas que subsidiam a elaboração de propostas e políticas mais eficazes, funcionando como um canal de diálogo direto e recebendo, analisando e encaminhando propostas, queixas e denúncias.
.jpeg)
Na ocasião, foram eleitos Yasmim da Silva Gomes, representante do Instituto de Desenvolvimento Vale do Cotinguiba (IDESA); Maria Gabriella Freire de Oliveira Corrêa, da iniciativa Jovens do Futuro; Alisson Andrade Nunes, do Coletivo Jovem Aprendiz; Emanuele Caiane Dantas Vieira, do Coletivo Bueiro; e Victor Gabriel Lemos da Cruz Santos, do Instituto Musical Brasileiro (IMUSB).
.jpeg)
Segundo Kaio Rocha, coordenador de Juventude da Semas, Comjuve é um órgão deliberativo, e, levando em consideração que a juventude tem necessidades específicas, é necessário criar políticas públicas direcionadas a essas demandas. “O Conselho, junto com a sociedade civil e o poder público, é um órgão importante porque funciona como uma ponte entre o poder público e a sociedade civil. O poder público não pode simplesmente criar políticas achando que elas vão atingir de forma efetiva a população jovem; é preciso ouvir esses jovens, compreender suas necessidades e, a partir daí, desenvolver políticas públicas adequadas ao ouvir, propor, reunir-se e realizar discussões relevantes para a juventude do município”, destacou.
.jpeg)
Antes do momento solene da eleição, o professor Frank Newton representou o Observatório Juventudes e Trabalho, da Universidade Federal de Sergipe, apresentando uma palestra orientadora em que mostrou a pluralidade de juventudes, sua transformação social e as desigualdades entre elas. Para ele, já foi possível notar a mobilização coletiva dos participantes, o que é um sinal positivo do funcionamento da democracia.
“O interesse está em compreender essas experiências de consumo, políticas, de formas de ganhar a vida, e principalmente de como as pessoas produzem políticas a partir de suas primeiras vivências sociais fora de casa. Geralmente, isso acontece na rua, na escola, com os amigos e colegas, a partir de gostos e interesses comuns”, explicou.

A superintendente estadual da Juventude, Anne Livianne, também marcou presença no fórum e evidenciou a importância de ter espaços como esse para fortalecer, motivar e garantir que a juventude tenha vez e voz. “Hoje estamos começando com a eleição do Conselho de Juventude, que pode contar com a gente, com a Superintendência de Juventude e com o Governo do Estado, para fortalecer espaços como esse e dar cada vez mais voz à juventude de São Cristóvão”, reforçou.
.jpeg)
Eleita como representante do coletivo Bueiro, de mulheres no hip hop, a artista Manu Caiane acredita que o Comjuve é o que assegura os direitos e instrui os deveres para a juventude. “Adentrar o conselho enquanto cultura hip hop vai ser mais uma forma de impulsionar esses jovens dentro da arte, da cultura e da educação”, defendeu a conselheira.
.jpeg)
Gabriel Lemos, que representa o Instituto Musical Brasileiro, enfatizou ser fundamental o olhar atento para as ações da juventude. “É muito interessante pensar em como o governo tem disponibilizado essas formas de a gente se fazer presente enquanto seres políticos ativos na democracia”, concluiu.

Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Assistência

São Cristóvão elege novo Conselho Municipal da Juventude com intuito de fortalecer as políticas públicas para os jovens da cidade

Política de combate à insegurança alimentar em São Cristóvão é fortalecida pelo programa Sergipe Sem Fome
