São Cristóvão é o primeiro município sergipano a iniciar implantação de plataforma que dá celeridade e reduz custos nos projetos de construção
Com o intuito de melhorar os projetos e processos vinculados às obras do município, a Prefeitura de São Cristóvão está implantando a plataforma Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção. A iniciativa é pioneira em Sergipe, dará mais celeridade e modernizará os processos para projetar, construir e operar uma edificação ou instalação, gerenciando as informações da obra em todo o seu ciclo.
Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Júlio Nascimento Júnior, o processo de implantação do BIM em São Cristóvão foi iniciado em 2022, e atualmente está sendo executada a etapa de diagnóstico para que posteriormente seja feita a implementação da plataforma. “Essa plataforma vai melhorar sistematicamente a qualidade dos nossos projetos, já que teremos eles de forma integrada e colaborativa. Estamos fazendo a capacitação e nivelamento das equipes, e depois iremos partir para a fase de implementação do sistema. Somos os primeiros em Sergipe a iniciar esse processo, o que nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo”, destacou.
Como parte da etapa de implantação da plataforma, a Seminfra promoveu na manhã desta sexta-feira (17), o Seminário de Nivelamento do Conceito BIM. O encontro foi destinado a todos os servidores das secretarias municipais que possuem equipes vinculadas às áreas de arquitetura e engenharia.
O seminário foi ministrado pelo arquiteto, urbanista e especialista em BIM, Evandro de Queiroz Longo, que falou sobre a importância da utilização da metodologia em São Cristóvão. “Essa metodologia irá ajudar não só na melhoria dos projetos, mas também na obra e na gestão de todo o patrimônio. Dados mostram que com a utilização dessas ferramentas, nós teremos uma economia de 10% a 20% nas obras. Além disso, será mais fácil mostrar para as pessoas o que será feito, já que tudo realizado em um ambiente tridimensional”, explicou.
Arquiteto, urbanista e especialista em BIM, Evandro de Queiroz
Ainda segundo o especialista, com a utilização da plataforma, também será possível fazer a visualização e antecipação de possíveis problemas que às vezes eram identificados somente após a execução da obra, gerando inclusive redução dos aditivos, ou seja, dos investimentos financeiros por meio da Prefeitura.
Recentes
Notícias recentes de Infraestrutura

Bairro Luiz Alves contará com nova praça voltada ao lazer e convivência da comunidade
Prefeitura de São Cristóvão busca parcerias para avançar na implantação de energia fotovoltaica nos equipamentos públicos da cidade
