São Cristóvão contará com nova sinalização turística de padrão mundial

O município de São Cristóvão recebeu nesta segunda-feira (10), uma carreta com novas placas de sinalização turísticas entregues pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). No total, 45 novas placas e totens, resultado do projeto de Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil da OCBPM, com o patrocínio da VALE e do BNDES, através da Lei Rouanet, vão qualificar o turismo no Centro Histórico da Cidade Mãe de Sergipe.
Ao todo, são seis tipos de placas que integram o projeto, sendo elas: placa interpretativa para pedestre; Totem vertical de trânsito para entrada dos sítios; Placa interpretativas para mapas e planos; Placas interpretativas em pedras horizontais para o piso dos monumentos; Placas indicativas pedestre; além das placas de trânsito que serão instaladas em São Cristóvão e outros locais como Aracaju e a SE-464.
Após a chegada do material, a Prefeitura irá iniciar o plano de instalação das placas. Para o prefeito Júlio Nascimento, a sinalização turística representa um avanço para o turismo da cidade. “Hoje é mais um dia histórico para nosso município. É com muita alegria que recebo esses importantes instrumentos que vão potencializar ainda mais o setor turístico de São Cristóvão. Agora vamos iniciar a parte de instalação o mais breve possível para que a gente possa colher o resultado desses investimentos", comemorou.
A OCBPM foi responsável pela elaboração do projeto executivo, a partir de visitas de campo ao sítio, incluindo registros fotográficos com uso de drones, além de reuniões com a equipe técnica da prefeitura, representantes do Iphan e outros atores importantes, compondo um robusto diagnóstico. Todo o trabalho foi elaborado em conformidade com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da Unesco para garantir que o resultado terá o mesmo padrão encontrado em qualquer local que é patrimônio reconhecido pela Unesco no mundo.
.jpeg)
O projeto foi desenvolvido considerando além da questão direcional a experiência turística, incluindo informações sobre a história e a cultura da cidade. “Queremos garantir que os visitantes se envolvam plenamente com a riqueza histórica e cultural de São Cristóvão”, explicou o presidente da OCBPM, Mário Nascimento.

Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão de São Cristóvão e diretor administrativo da OCBPM, destacou a importância dessa nova sinalização. "Essa sinalização foi adquirida por meio da OCBPM, e na minha função como diretor dessa organização, é uma alegria poder entregar à cidade de São Cristóvão uma sinalização que segue o padrão estabelecido pela Unesco e pelo Iphan. Agradeço a todos que fazem parte da OCBPM e aos prefeitos que acreditam em nossa missão."

Além de São Cristóvão, outras oito cidades serão beneficiadas nesta primeira etapa, com a entrega dos projetos completos e das placas e demais objetos: São Raimundo Nonato (PI); Salvador/BA; Olinda/PE; São Miguel das Missões/RS; Goiás/GO; Ouro Preto, Diamantina e Belo Horizonte/MG. Todas contempladas com uma infraestrutura capaz de facilitar o turismo, ampliar a visitação e proteger o patrimônio brasileiro.
Foto de capa: Inácio Prado
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

Obras do Centro de Parto Normal de São Cristóvão são iniciadas

Prefeitura de São Cristóvão inicia estruturação de projeto de concessão para modernização da iluminação pública e serviços digitais
