16/07/2025

São Cristóvão conquista 1º lugar no Saese pelo segundo ano consecutivo

Por mais um ano consecutivo, São Cristóvão garantiu o primeiro lugar no resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) para alfabetização e anos iniciais, divulgado nesta terça-feira (15). Consagrando-se novamente como a melhor educação do estado, a Cidade Mãe Educadora reafirma o compromisso com a qualidade da formação de suas crianças.

Com média de 813,7 pontos, São Cristóvão superou em mais de 60 pontos a média da rede pública estadual em alfabetização. Os anos iniciais também se destacaram e, além de alcançarem a nota mais alta, o município foi um dos nove em todo o estado a atingir um resultado considerado adequado.

Segundo a secretária municipal de Educação, Deise Barroso, mais do que refletir os investimentos financeiros realizados, o resultado alcançado pelo segundo ano consecutivo evidencia o esforço contínuo, o planejamento e a dedicação de toda a rede e da gestão em oferecer uma educação pública de excelência à população sancristovense. 

“Nosso trabalho é pautado na garantia do direito de aprender. Acreditamos que uma educação de qualidade transforma vidas e contribui para uma sociedade melhor, como nos ensinou Paulo Freire. Os nossos estudantes merecem todas as oportunidades de aprendizagem, e é isso que buscamos assegurar todos os dias em nossas escolas”, destacou a secretária.

Deise Barroso, secretária municipal de Educação de São Cristóvão

O Saese tem como objetivo medir a qualidade do ensino nas redes pública e privada do estado. A partir da aplicação de provas padronizadas, o Saese gera indicadores importantes, como o Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que ajudam a orientar políticas educacionais e ações de melhoria no ensino. Sua edição mais recente foi aplicada em novembro de 2024 e avaliou 951 escolas de Sergipe, sendo 308 da rede estadual e 643 da rede municipal, envolvendo estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

Para o prefeito Júlio Nascimento, a educação é não só uma prioridade, mas um valor de sua gestão, e é gratificante ver os frutos positivos de um trabalho dedicado feito por tantas mãos. “Vamos continuar investindo em infraestrutura, materiais de ponta, qualificação e valorização profissional, para que nossos estudantes tenham o melhor que a educação pública possa oferecer”, garante o gestor.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

Os resultados no Saese representam um avanço significativo para toda a cidade, pois garante às crianças o acesso ao conhecimento, fortalece sua autoestima e autonomia, e amplia suas oportunidades no futuro. Com uma base sólida, esses alunos estarão mais preparados para participar ativamente da vida pública, conquistar melhores empregos e ajudar a reduzir desigualdades sociais. 

Nos anos finais do Ensino Fundamental, São Cristóvão também obteve êxito entre as nove melhores notas do estado, ocupando o primeiro lugar entre os municípios da Diretoria Regional de Educação (DRE) 8, que abrange Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Itaporanga D'Ajuda. A expectativa é que, com a progressão anual de crianças alfabetizadas com excelência, esse resultado, já expressivo, avance ainda mais nos próximos anos, gerando impactos positivos para toda uma geração sancristovense.

Foto de capa: Heitor Xavier

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade