25/06/2024

São Cristóvão celebra o Dia de São João com a tradicional Festa do Mastro 

Na última segunda-feira, 24 de junho, Dia de São João, São Cristóvão foi palco da tradicional Festa do Mastro, que teve início pela manhã com uma caminhada saindo do Pórtico de entrada do Centro Histórico, em frente ao Fórum Desembargador Gilson Gois Soares. A festa continuou com um animado arrastão conduzido pela banda Dudu Moral e culminou no levantamento do mastro, seguido pelos shows de Andrezinho e Lucas Moura, encerrando com a queima do mastro à noite, na Estação Ferroviária.

Foto: Heitor Xavier
Foto: Inácio Prado

Com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), o evento foi organizado pelo grupo 'A Fogueterada', composto por moradores dedicados a preservar as manifestações juninas no município. João Marcos, professor e um dos organizadores do evento, ressaltou a importância de manter as tradições locais com o apoio da gestão municipal. 

Equipe Fogueteirada, João Marcos à esquerda / Foto: Inácio Prado

"A Prefeitura está sempre presente nas manifestações culturais do nosso município, um compromisso que fortalece ainda mais nosso desejo de continuar. A cada ano, buscamos progredir significativamente em nossa festa, e com o apoio da Prefeitura, podemos dar passos ainda maiores. Este arrastão foi um diferencial; nos inspiramos em outras cidades e a Prefeitura esteve ao nosso lado, dando o seu apoio. Por isso, estamos profundamente gratos", explicou João Marcos.

Foto: Heitor Xavier

Paola Santana, diretora-presidente da Fumctur, destacou a participação ativa da Prefeitura em todas as manifestações culturais possíveis, enfatizando a importância de manter as tradições para o fortalecimento da identidade do povo. "A gestão municipal acredita firmemente na manutenção das tradições culturais como um elemento de grande importância para o fortalecimento da nossa identidade e, por isso, está sempre envolvida e apoiando esses eventos”, afirmou. 

Paola Santana, diretora-presidente da Fumctur / Foto: Heitor Xavier

Alguns moradores se jogaram no largo da estação, enquanto outros apreciaram o espetáculo à distância, como a sancristovense Eliézia Souza Santos. Entusiasta do evento, ela agora assiste de longe, mas lembra com carinho dos tempos em que participava ativamente. "Hoje, vejo de longe, mas já estive no meio da multidão, e a emoção é sempre a mesma. A gestão faz bem em apoiar e manter o que temos de melhor que é a nossa cultura, manter viva a nossa nostalgia com eventos que sempre estiveram presentes em nossas vidas”, lembrou. 

Eliézia Souza Santos, doméstica / Foto: Inácio Prado

Clarice Oliveira de Jesus, comerciante local, também expressou seu apreço pelo evento. "Mesmo assistindo de longe por conta do medo dos fogos, eu aprecio muito essa celebração. A energia do período junino e a alegria que ele traz não tem igual. E a festa do mastro nos faz sentir parte de algo maior, algo que faz parte da nossa história”, disse. 

Clarice Oliveira de Jesus, comerciante / Foto: Inácio Prado

Sobre a Festa do Mastro

No ano de 2021, a Festa do Mastro de São Cristóvão foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. Desde o século XIX, a famosa derrubada e queima do mastro ocorrem durante todo o mês de junho, sob um espetáculo de fogos de artifício, como busca-pés e espadas.

Foto: Heitor Xavier
Foto: Inácio Prado
Publicado por Carla Mesquita
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade