São Cristóvão adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Na sexta-feira (05 de julho), representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Cristóvão (Semas) assinaram o termo de adesão ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), em evento com participação de integrantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR). A cerimônia aconteceu no Centro de Criatividade, localizado na Comunidade da Maloca, em Aracaju. O local é reconhecido como o segundo quilombo urbano brasileiro pela Fundação Palmares.
Na solenidade, foi realizada a entrega de kits de equipagem do programa, que incluem carro, televisão, refrigerador, computador e bebedouro. Os kits devem ser utilizados exclusivamente para ações de combate à desigualdade racial e políticas públicas voltadas à causa e serão pleiteados por São Cristóvão no próximo edital disponível. O evento ainda foi palco para apresentações dos grupos culturais Samba de Pareia de Dona Nadir da Mussuca, da comunidade quilombola de Laranjeiras, e do Grupo Para Folclórico Mestre Saci Quilombola, da comunidade Quilombo Urbano Maloca de Aracaju.
De acordo com Sandra Sena, diretora de igualdade racial da Semas, a adesão ao Sinapir é um marco importante para o município, pois estabelece a relação de políticas públicas entre os governos municipais e o governo federal. Esse processo permite que a Cidade Mãe solicite recursos, como os kits já entregues a outros municípios. “É um novo marco para São Cristóvão, pois agora se estabelece, de fato e de direito, uma política pública muito mais consistente e inclusiva para o município. Essa política inclui a participação da sociedade e dos entes municipais, de diversas secretarias, envolvidas na construção de uma São Cristóvão antirracista”, destaca.
O Sinapir foi constituído pelo Governo Federal com o intuito de organizar e articular a implementação de um conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no Brasil, com o objetivo de garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e todas as formas de intolerância.
São Cristóvão é um dos cinco municípios que aderiram ao Sinapir em Sergipe, estado que também pactuou com o Sistema por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Para estar apta a pactuar com o Sinapir, a Cidade Mãe passou por uma preparação, que incluiu a instituição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). Também já integram o sistema os municípios de Aracaju, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas.
A secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha, destaca a importância do controle social para as políticas de promoção da igualdade racial em São Cristóvão, que reforça o compromisso da gestão no combate ao racismo estrutural em suas múltiplas dimensões. “A adesão ao Sinapir vai fortalecer a sociedade civil e as ações antirracista na quarta cidade mais antiga do Brasil”, afirma.

Fotos: Joyce Andrade
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza encontro no Loteamento Santo Inácio em alusão ao Agosto Lilás

Prefeitura de São Cristóvão realiza Jornada Primeira Infância com programação até o final de agosto
