Sancionada Lei que torna Dia de Corpus Christi feriado em São Cristóvão

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, sancionou nesta quarta-feira (29), a Lei Nº 688/2024, que declara feriado no âmbito do Município de São Cristóvão o Dia de Corpus Christi, que neste ano acontecerá na próxima quinta-feira (30). A Lei foi publicada hoje no Diário Oficial do Município.
Em São Cristóvão, a data é celebrada pela comunidade católica, que junto a dezenas de voluntários, se reúne anualmente na confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. Esta tradição tem raízes europeias e foi trazida ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, essa prática remete à recepção de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias.
Os tapetes, que juntos formam mais de 1000 metros, serão confeccionados usando materiais como maravalha, pó de serra, sal grosso, pó de café, cascos de sururu e massunim, anilinas e pó xadrez. Neste ano, também serão utilizados tapetes artesanais feitos com tecido e bordados, todos elaborados pelas artesãs do município.
Os desenhos dos tapetes incluirão símbolos que abordam temas importantes e urgentes na sociedade, como sustentabilidade, energias renováveis, educação, meio ambiente, redução das desigualdades, além do símbolo da Unesco e outras ilustrações criativas dos colaboradores, além de elementos que retratam a fé. A gestão municipal contribuiu com cerca de 10 toneladas de sal, transporte de insumos e apoio logístico para a viabilização da celebração.
A confecção dos tapetes começa às 5h e deve ser concluída até às 14h, antes da missa. A participação da comunidade é fundamental para essa tarefa e centenas de pessoas entre moradores de São Cristóvão e turistas se juntam todos os anos para a confecção. A missa será realizada às 15h no Largo da Matriz e ao finalizar a celebração os fiéis seguirão em procissão pelas ruas onde estarão os tapetes.
Foto: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura