19/01/2026

Rotas pro Futuro: estão abertas as inscrições para o transporte municipal técnico e universitário em São Cristóvão

Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Governo e Gestão (Segov), abriu as inscrições para o “Rotas pro Futuro”, o programa municipal de transporte técnico e universitário. O prazo para cadastramento segue até 06 de fevereiro, e pode ser feito através do site do programa. Serão disponibilizadas 600 vagas, além da formação de cadastro reserva. 

O programa garante prioridade aos estudantes já beneficiados do serviço e de menor renda per capita comprovada por meio da Folha de Resumo do Cadastro Único. No entanto, caso o candidato não se encaixe em nenhum desses grupos, ainda poderá se inscrever e concorrer a uma vaga. Nesta situação, o candidato participará da livre concorrência das vagas remanescentes após habilitação dos candidatos prioritários. O serviço terá início no dia 02 de março.

O prefeito Júlio Nascimento enxerga o programa Rotas pro Futuro como uma ponte que liga São Cristóvão ao conhecimento, às oportunidades e a um futuro melhor. “Cada estudante que consegue chegar à universidade ou ao curso técnico leva consigo o sonho da família inteira e, depois, devolve esse conhecimento em forma de desenvolvimento para a nossa cidade. Investir nesse programa é investir no nosso povo”, destacou.

Prefeito Júlio Nascimento (Foto - Dani Santos)

Para 2026, o transporte técnico e universitário apresenta uma mudança: a criação de um site próprio para os usuários, com abas separadas para cada polo de ensino. Com o novo portal, além de facilitar o processo de cadastro, a divisão de estudantes e a criação/manutenção de rotas poderá ser feita com mais precisão.

Embora não haja obrigatoriedade legal para a oferta desse serviço, a administração municipal mantém o transporte universitário com recursos próprios, reconhecendo sua importância para garantir que os estudantes de São Cristóvão tenham acesso facilitado às instituições de ensino superior. A iniciativa assegura horários regulares, além de mais segurança e conforto no deslocamento de ida e volta.

De acordo com o secretário municipal de Governo e Gestão, Marcos Santana, a oferta deste transporte é uma liberalidade da Prefeitura. Segundo ele, a educação segue sendo um dos pilares fundamentais da gestão municipal, que financia o serviço com recursos próprios. “Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes universitários um deslocamento mais confortável e seguro, ampliando as oportunidades de acesso à educação superior para todos”, pontuou.

Marcos Santana, secretário municipal de Governo e Gestão/ Foto - Heitor Xavier

Documentação 

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar comprovante de matrícula atualizado da instituição de ensino, comprovante de residência com no máximo 90 dias de emissão e documento de identificação com foto. Já os estudantes que irão pleitear prioridade por renda per capita devem, obrigatoriamente, anexar também a Folha de Resumo do Cadastro Único.

Após o encerramento das inscrições, a Segov irá definir e disponibilizar as rotas, bem como os pontos e horários de embarque e desembarque, com base nas informações descritas no cadastro. Essas informações serão divulgadas aos inscritos por meio do site oficial e das redes sociais da Prefeitura. Para utilizar o transporte, será obrigatória a apresentação da Carteira de Transporte Universitário Digital, que será liberada após o preenchimento das vagas.

O transporte universitário será ofertado nos turnos da manhã, tarde e noite, garantindo o deslocamento dos estudantes até as instituições de ensino superior e técnico profissionalizante contempladas nos itinerários definidos pelo Município, conforme as informações prestadas no formulário de inscrição. As rotas foram elaboradas com base na experiência de execução do programa em anos anteriores, com o objetivo de atender às principais demandas dos estudantes de forma mais eficiente.

CadÚnico

O Cadastro Único é um instrumento do Governo Federal utilizado para identificar e caracterizar famílias de baixa renda em todo o país, possibilitando o acesso a diversos programas sociais. Nesse contexto, a Folha Resumo do CadÚnico serve como comprovação para os critérios de prioridade do transporte, reunindo dados como endereço, renda per capita, composição familiar, Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento dos integrantes cadastrados.

Podem se inscrever no CadÚnico famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Para isso, o responsável familiar deve comparecer presencialmente a um posto de atendimento, portando os documentos de todos os membros da família, incluindo CPF e comprovante de residência, preferencialmente a conta de energia elétrica. Pessoas que moram sozinhas também podem realizar o cadastro.

Em caso de dúvidas ou para efetuar a inscrição no CadÚnico, os interessados podem procurar a sede do programa, localizada na Rua Deputado Ulices Andrade, nº 197, no bairro Rosa Elze. Para a população do Centro Histórico, basta ir ao CRAS São Cristóvão que  funciona na Avenida Irineu Neri, nº 420. O atendimento ocorre das 7h às 16h. 

Publicado por Inacio
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade