Retrospectiva: Prefeitura fortalece apoio aos tradicionais bloquinhos de carnaval em São Cristóvão
A Cidade Mãe de Sergipe é um verdadeiro cenário para a realização de eventos culturais ao longo de todo ano, e no Carnaval, as ruas estreitas do Centro Histórico ganham ainda mais cores com os bloquinhos que participam das festividades durante esse período. Para manter essa tradição ativa, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) tem investido nos últimos oito anos, garantindo apoio a estes blocos que integram a programação carnavalesca da cidade, intitulada "Carnaval dos Carnavais".
São, em média, 35 blocos beneficiados anualmente com o apoio da gestão desde 2017. Eles estão espalhados pelos bairros que compõem a região histórica do município, o núcleo do Grande Rosa Elze e também os povoados, garantindo assim a folia nos quatro cantos da cidade.
Somente em 2024, foram cerca de R$ 150 mil investidos entre a contratação de atrações artísticas que integraram as programações dos blocos e a infraestrutura disponibilizada. Esse investimento não só garante a qualidade das festas, mas também ajuda a promover o turismo cultural na cidade, atraindo visitantes de várias partes do estado e do país.
Elma Santos, diretora de arte e cultura da Fumctur, explica que os recursos são utilizados para preservar a tradição dos blocos de carnaval e apoiar suas atividades. Ela destaca que a Prefeitura fornece uma estrutura abrangente, incluindo palcos e mini-trios para os blocos maiores, além de bandas de frevo para apoiar as manifestações espontâneas. "Nosso objetivo é garantir que a essência do carnaval de rua seja mantida e que todos os tipos de manifestações possam ocorrer com a qualidade necessária", afirma Elma.
Para a diretora-presidente da Fumctur, Paola Santana, o grande diferencial do carnaval na cidade são as manifestações tradicionais e a intensa participação da população nas comemorações carnavalescas. "Nosso carnaval tem a característica de ser mais tradicional, com bloquinhos de rua, bonecos gigantes e apresentações de bandas da cidade com muita diversidade e em várias localidades. Além de apoiar essas manifestações populares, nos últimos anos nós também garantimos uma programação musical no Centro Histórico e também na Bica dos Pintos, um espaço que foi completamente requalificado pela gestão municipal e também recebe uma programação especial durante o Festival de Artes de São Cristóvão”, explica Paola.

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
