Retrospectiva: Casa da Costura Dona Zil capacita moradores e impulsiona empreendedorismo em São Cristóvão
A Casa da Costura Dona Zil, um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São Cristóvão, tem se consolidado como um polo de transformação para a comunidade local. Com o objetivo de proporcionar aprendizado e capacitação profissional, a Casa oferece cursos gratuitos de corte, costura, bordado, crochê e outras técnicas de trabalho com tecidos, atendendo moradores de qualquer idade ou gênero, desde que maiores de 16 anos e residentes do município.
Criada em 2018, a Casa da Costura teve suas atividades paralisadas devido à pandemia e foi reaberta em 2021, agora em novo endereço. Desde sua implantação, a unidade tem oferecido cursos e oficinas de capacitação, atendendo a mais de 360 pessoas, incluindo artesãs de São Cristóvão. Algumas dessas atividades contaram com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e do Senac.
A coordenadora da Casa da Costura, Leonia Silva, destaca o impacto das ações oferecidas pela unidade e ressalta que a missão é promover o desenvolvimento social e profissional das pessoas, proporcionando novas habilidades e criando oportunidades para que elas possam melhorar a sua qualidade de vida. “Ao longo do ano, temos visto muitas mulheres, em especial, superarem barreiras, aprendendo a operar máquinas de costura e até confeccionando suas próprias peças”, destacou.
A Casa da Costura Dona Zil realiza regularmente novos cursos, tanto para iniciantes quanto para alunos com mais experiência. Além de aprender técnicas básicas e avançadas de corte e costura, os participantes também têm a chance de explorar o crochê, bordado e outras atividades artesanais. “Os cursos são uma porta de entrada para novas oportunidades. Muitas alunas que iniciaram com o básico de corte e costura já estão produzindo suas próprias peças, e algumas estão até se aventurando em reparos e consertos de roupas, o que é uma grande conquista”, complementa Leonia.
Neste ano, a Casa ofereceu três cursos em parceria com o SENAC: o curso de aperfeiçoamento em corte e costura (80 horas), o curso básico de corte e costura (168 horas) e o curso de bordado (160 horas). Ao todo, 51 alunas participaram dos cursos, sendo que 17 finalizaram os dois primeiros cursos, e 13 continuam no curso de bordado, que ainda está em andamento.
Além das capacitações regulares, a Casa da Costura promoveu diversas oficinas, incluindo crochê em fio de malha, realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade e na comunidade do Lafayette Coutinho. “Temos também investido em ações que incentivam o empreendedorismo local. Inclusive, criamos a Lojinha da Casa da Costura, um espaço onde as artesãs expõem e comercializam seus produtos, além de participarem de feiras importantes, como a Feira da Economia Solidária no Augusto Franco e a Feira da UFS, o que tem sido uma excelente vitrine para o talento dessas mulheres”, afirma Leonia.
Transformação social e profissional
O trabalho da Casa da Costura Dona Zil vai além do ensino de técnicas manuais, focando também em fortalecer a autoestima e promover a autonomia dos participantes. Esse impacto é refletido nas histórias de quem participa, como a de Monike Santos Oliveira, aposentada que encontrou na costura uma terapia para superar dificuldades pessoais. “Sou aluna da Casa desde 2022. A médica sugeriu que eu fizesse uma atividade terapêutica, então me inscrevi. Ao chegar aqui, me surpreendi com o tratamento acolhedor. Só tive resultados positivos, e até voltei a fazer artesanato. O crochê e o bordado me ajudam a desestressar”, contou.
Muitas alunas, após o aprendizado, conseguem gerar sua própria renda, como é o caso de Marlange Sampaio, marisqueira que, com os cursos da Casa da Costura, se tornou artesã. “Aqui, temos a oportunidade de aperfeiçoar nosso artesanato, e a lojinha nos permite expor e vender as peças. Comecei este ano e, desde então, melhorei muito no bem-estar físico, mental e financeiro”, afirmou.
Quem deseja se inscrever nos cursos da Casa da Costura Dona Zil pode ficar atento ao site da Prefeitura de São Cristóvão e às redes sociais para acompanhar a abertura de novas turmas e garantir a sua vaga.
Sobre a Lojinha da Casa da Costura
A Lojinha da Casa da Costura Dona Zil foi inaugurada no dia 7 de fevereiro de 2022, localizada na Praça São Francisco, no centro histórico de São Cristóvão, uma área de grande relevância turística. O espaço, de uso gratuito, oferece estrutura e mobiliário adequados para a comercialização exclusiva de peças produzidas por artesãs e usuários da Casa da Costura. Atualmente, a lojinha possibilita que 14 artesãs da sede do município e da Grande Rosa Elze exponham e vendam seus produtos, promovendo a geração de renda e a autonomia dessas profissionais.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo