Projeto ‘Trilhando o caminho das empreendedoras’ capacita mulheres sancristovenses para alavancarem seus negócios

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino em São Cristóvão, o projeto “Trilhando o Caminho das Empreendedoras” vem promovendo oficinas gratuitas para mulheres do município. O segundo encontro foi realizado na última segunda-feira (21), especialmente para as usuárias em vulnerabilidade social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Cristóvão, localizado no Centro Histórico. Essa iniciativa é realizada por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
.jpeg)
Idealizado pela professora Iracema Machado de Aragão, do Departamento de Administração da UFS, o projeto é resultado do Programa de Apoio à Projetos de Extensão para Capacitação Empreendedora Feminina - Sergipanas Empreendedoras, da Fapitec, e, além da Prefeitura de São Cristóvão, tem parceria com o Governo do Estado de Sergipe, através das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM).
As oficinas são ministradas a cada 15 dias, com carga horária de quatro horas por encontro, somando 12 horas no total. O primeiro encontro aconteceu na sede do Instituto de Desenvolvimento Vale do Cotinguiba (Idesa), no bairro Tijuquinha, e o terceiro acontecerá no Cras Gilson Prado Barreto, no bairro Eduardo Gomes.
.jpeg)
Durante os três encontros, as participantes aprendem desde noções de autoimagem empreendedora até temas mais técnicos, como precificação, estruturação de modelo e plano de negócios, análise de custos e estratégias de vendas. Também são orientadas sobre divulgação em redes sociais, buscando desenvolver uma visão de futuro para seus empreendimentos.
Para a professora Iracema Machado de Aragão, mais do que ensinar técnicas, o curso tem o propósito de estimular a autonomia e a visão de futuro das mulheres que já produzem artesanato, bolos, costuras e outros itens, muitas vezes de maneira informal. “Meu papel nesse projeto é ensinar a montar um modelo de negócios, trabalhar com precificação, observar os custos e também orientar sobre divulgação nas redes sociais, como elas podem crescer e desenvolver uma visão de futuro para seus empreendimentos. O objetivo principal é esse: fomentar a geração de emprego por meio da criação ou consolidação de empresas no município de São Cristóvão”, explicou.
.jpeg)
Responsável pela Casa da Costura Dona Zil, um equipamento da Semas que atua como espaço de formação, troca de saberes e geração de renda para artesãs locais, Sandra Rodrigues contou que o contato com o projeto aconteceu quando as integrantes da Casa participaram de uma feira na UFS, e foi feito o convite para a professora abranger o curso para as artesãs e empreendedoras do Centro Histórico. “Agora, estou acompanhando as aulas, porque como nunca fiz um curso específico de precificação, achei que seria uma ótima oportunidade para aprender mais”, afirmou.
.jpeg)
Para a marisqueira Simone de Jesus o curso tem sido uma oportunidade de agregar mais conhecimento a cada dia e ter acesso a novas ideias. “Eu lido com marisco, mas também faço crochê, esta blusa que estou usando fui eu quem fiz. Estou aqui para aprender e evoluir, com o objetivo de melhorar minha renda e alcançar mais clientes”, detalhou a participante.
.jpeg)
Monike Oliveira, que já integra a Casa da Costura Dona Zil e sua lojinha, participando e ministrando cursos e oficinas de artes manuais, tem uma grande expectativa com os resultados da oficina e reforçou a importância de entender do processo de empreender para além da etapa criativa. “É algo que a gente necessitava, muito bom em termos de realização e conhecimento, porque quanto mais conhecimento melhor. A Prefeitura tem trazido para gente projetos que fazem a gente crescer e se desenvolver cada vez mais, tanto no nosso artesanato quanto no que a gente produz”, concluiu.
.jpeg)
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão finaliza curso de crochê para iniciantes

Prefeitura realiza ações que levam reflexão e fortalecimento da mulher negra para diferentes espaços em São Cristóvão
