Projeto de Imunização de São Cristóvão é selecionado para representar o estado na Oficina Nacional do projeto ImunizaSUS

Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão apresentou e foi selecionada por projeto de imunização na seletiva regional da Oficina Nacional do projeto ImunizaSUS, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o apoio estadual do Cosems-SE. Com a vitória, o município passa para a etapa nacional da mostra. O evento aconteceu no hotel Delmar, em Aracaju, e contou com a participação de diversos municípios sergipanos.
Intitulado “Conjunto de estratégias para aumento de coberturas vacinais num município do nordeste brasileiro: Cidade Mãe de Sergipe”, o projeto de São Cristóvão se destacou por mostrar o esforço da saúde em levar a vacinação até a população, incluindo grupos prioritários, vulneráveis, escolas e povoados. A estratégia foi apresentada pela coordenadora de imunização do município, Ana Therezinha Marques, que a assina em co-autoria com Jamille Rodrigues, Vanessa Costa, Jéssica Oliveira, Mayra Oliveira, Emilly Nardelli, Fernanda Santana e José Marcos Santos.

Para Ana Therezinha, foi uma grande felicidade ter passado da fase de seletivas, principalmente por ter concorrido com municípios fortes e apresentações completas, com destaques nacionais. Ela ressalta, sobretudo, a importância do trabalho coletivo no processo: “Essa seleção é fruto dos esforços que o município vem fazendo e é uma parabenização para toda a equipe: o esforço de todos os vacinadores, de todos os agentes comunitários, dos gerentes da gestão como um todo. É um esforço realmente coletivo de todo município”.
.jpeg)
Ana Therezinha Marques, coordenadora de imunização de São Cristóvão
Ao ser selecionado, o município de São Cristóvão é habilitado a apresentar o projeto no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá em Goiânia no mês de julho. A partir dos resultados da pesquisa nacional sobre cobertura vacinal expostos, o ImunizaSUS visa fortalecer as ações e estratégias de imunização. A expectativa para próxima etapa é de, além de representar São Cristóvão nacionalmente, absorver informações de planos bem sucedidos de outros municípios do país para complementar a estratégia local e alcançar a cobertura vacinal esperada.
Enock Ribeiro, presidente do Cosems-SE e secretário municipal de saúde de Nossa Senhora do Socorro, explica que a importância de representar o estado na etapa nacional é mostrar a estratégia para todos os outros estados, compartilhando conhecimentos. “Os municípios vão levar como atingiram seus objetivos e lá vão ter representantes de todos os estados do Brasil e São Cristóvão, que foi o ganhador da regional dele, vai mostrar como montou sua estratégia e elevou seus resultados na vacinação”, reforça.
.jpeg)
Enock Ribeiro, presidente do Cosems-SE e secretário municipal de saúde de Nossa Senhora do Socorro
.jpeg)
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Saúde

São Cristóvão avança na saúde com assinatura de ordens de serviço para construção de duas novas unidades básicas

Saúde de São Cristóvão garante modernização de consultório odontológico no povoado Cardoso
