Programação do Cine Trianon marca o protagonismo do cinema sergipano no Festival de Artes de São Cristóvão
                Entre os dias 20 e 23 de novembro, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), por mais um ano consecutivo, abre as portas para o cinema sergipano e nacional no Cine Trianon. Realizado no Cine Theatro Elic, localizado na Rua Cel. Erundino Prado, no Centro Histórico da cidade, o Cine Trianon se destaca pela diversidade de diálogos e olhares, sendo casa para a exibição de 21 filmes, que passaram por uma curadoria cuidadosa.
As mostras, divididas entre Sessão São Cristóvão, com 13 curta-metragens do município, e Sessão Sergipe, com sete filmes de todo o estado em diversas durações, abrangem temas como ancestralidade, cultura popular, religiosidade, música, entre outros. Além dessas sessões, no sábado haverá a exibição do longa-metragem convidado O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro. O filme nacional ganhou o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim e será sucedido por um diálogo com o ator Adanilo, que faz parte do elenco.
Após cada uma das sessões, o público será convidado a participar de debates com os realizadores dos filmes, fortalecendo o diálogo entre diferentes experiências. Esses encontros refletem o tema desta edição - “Na cultura a gente se encontra” -, traduzindo o cinema como espaço de partilha, reflexão e pertencimento. Em uma cidade histórica como São Cristóvão, o Fasc reafirma a potência e a resistência de promover o cinema em um festival público, transformando cada exibição em um ato de celebração da arte e da coletividade.
O Fasc
Criado na década de 1970, o Festival de Artes de São Cristóvão se consolidou como um dos mais importantes eventos culturais do Nordeste, reunindo artistas locais e nacionais em múltiplas linguagens artísticas, apresentadas em 11 espaços espalhados pela cidade. Após uma pausa em 2005, o festival foi retomado em 2017, resgatando sua proposta original e reafirmando o papel de São Cristóvão como um dos grandes polos da cultura brasileira.
Com programação distribuída entre o Centro Histórico e diversos bairros, o Fasc oferece ao público uma imersão em música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras expressões, celebrando a diversidade e a identidade da quarta cidade mais antiga do país. Neste ano, o festival celebra a sua 40ª edição, tornando-se a maior e mais completa já realizada.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, o evento é realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Patrimônio e Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa), e pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). A edição deste ano também conta com o patrocínio da CELI e o apoio da SE – Sistema Engenharia.
Programação do Cine Trianon:
Quinta-feira (20)
SESSÃO SÃO CRISTÓVÃO: “Sétimo dia”; “O Armário de Gisélia”; “Morro do Pneu Queimado”
Diálogo Sessão São Cristóvão
SESSÃO SÃO CRISTÓVÃO: “O Cinema Salva”; “Bebere”; “Sobre Plantas, Mãos e Fé”
Diálogo Sessão São Cristóvão
Sexta-feira (21)
SESSÃO SERGIPE: “Mexeu Comigo”; “Entretempos, Entremeios”.
Diálogo Sessão Sergipe
Exibição de longa-metragem convidado: “O último azul”
Diálogo sobre “O último azul” com ator convidado Adanilo. Mediação Wesley Pereira de Castro
Sábado (22)
SESSÃO SERGIPE: “Sem Corda, Sem Abadá, Sem Vergonha”
Diálogo Sessão Sergipe
SESSÃO SÃO CRISTÓVÃO: “O Apito do Trem - Entre a Ferrovia e a Maré”; “Donas da Cultura popular - Dona Madá”; “Eu toco o FASC e sou tocada por ele”
Diálogo Sessão São Cristóvão
Domingo (23)
SESSÃO SERGIPE: “Oferta”; “Cancioneiras - Embarcações Poéticas”; “Aceita-me, Oceano”; “Donas da Terra”
Diálogo Sessão Sergipe
SESSÃO SÃO CRISTÓVÃO: “Lembrancinha”; “Desincorporação”; “Raízes da Ilha”
Diálogo Sessão São Cristóvão
Confira a programação completa do festival aqui.
Recentes
Notícias recentes de Cultura
    Programação do Cine Trianon marca o protagonismo do cinema sergipano no Festival de Artes de São Cristóvão
    Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão