Programa Papo de Mulher leva ação nutricional ao loteamento São João
A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), levou o Programa Papo de Mulher até as mulheres do loteamento São João, nas proximidades da entrada do Centro Histórico. A ação visa proporcionar o contato entre as cidadãs e diversos conteúdos ligados às leis de proteção da mulher; segurança alimentar/nutrição e habitação.
Segundo explicou a diretora de programas especiais, Helena Maria Fortes, a ideia é sempre discutir um tema específico em cada encontro. “Nosso trabalho é enaltecermos temas gerais, sem focarmos apenas em questões de violência contra a mulher. Ao todo estamos programando cerca de 20 encontros para o decorrer deste ano, e em cada local iremos levar um assunto diferente, mas totalmente ligado ao universo feminino”, explicou.
Helena Maria Fortes
De acordo com Helena, a equipe técnica da Semast elaborou um mapa para a execução do Programa Papo de Mulher. “Nossa intenção é que o programa chegue a locais mais distantes do Centro Histórico, em localidades rurais, por exemplo. Também em nossa comitiva optamos por áreas que possam abrigar o público, sem colocar em risco a saúde de ninguém. É obrigatório o uso de máscara e também a higiene das mãos com álcool específico”, informou a coordenadora.
Para as moradoras do loteamento São João, o tema escolhido foi: reaproveitamento de alimentos. A palestra da nutricionista e coordenadora de Segurança Alimentar de São Cristóvão, Winne Fontes reforçou a ação. “Nossa conversa foi sobre o aproveitamento total do alimento. Além disto mostramos como esse novo olhar diante do alimento provoca modificações nas esferas: econômica, consumo saudável, origem do alimento e a preferência por consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar”, pontuou.
Maria Auxiliadora Germina de Souza
Para a comerciante, Maria Auxiliadora Germina de Souza, a palestra serviu para aprimorar o olhar diante do consumo alimentar. “Já conhecia alguns dados falados aqui, mas acredito que o alimento deva sim ser aproveitado da melhor forma. Gostei desse novo olhar que nos foi ensinado na palestra, e certamente irei incrementar ainda mais o preparo da comida em minha casa”, finalizou.
Fotos: Dani Santos.
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo