Programa Jovem Aprendiz tem novos sancristovenses matriculados

Na manhã desta terça-feira (18), o Paço Municipal recebeu jovens sancristovenses para realizarem matrículas na nova turma do Programa Jovem Aprendiz. Os jovens matriculados nesta terça foram contatados por meio de edital lançado anteriormente e também pelo banco de dados da Secretaria de Assistência Social, que reúne encaminhamentos do Conselho Tutelar, CRAS e CREAS, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade social no município. As aulas desta nova turma terão início em 24 de março.
As contratações possuem parceria com o Ministério Público de Sergipe (MPSE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e empresas de Aracaju, que disponibilizaram vagas de trabalho. A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), conduz o processo seguindo as diretrizes da Lei Municipal 549/2022, que institui o Programa Jovem Aprendiz no município. Nesta seleção, as contratações estão sendo feitas pelas empresas Gestor e Multiserv, ambas localizadas em Aracaju. Para o programa, disponibilizaram 4 e 24 vagas para os jovens, respectivamente. A instituição formadora é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


Renata Priscila, coordenadora pedagógica do Senac, explica que o processo de matrícula é a segunda fase da seleção, que ocorre após a escolha dos jovens, seja por meio de edital, seja por encaminhamento da gestão. Segundo ela, as aulas terão início no dia 24 de março, no Centro Histórico de São Cristóvão. Na primeira aula, os jovens discutirão sobre os Direitos Trabalhistas.
“A turma de aprendizagem terá um formato diferenciado. Nos primeiros 20 dias, os jovens participarão de aulas teóricas conosco. Após esse período, inicia-se uma nova etapa: às segundas, terças e sextas-feiras, eles realizarão a prática supervisionada na empresa, enquanto às quartas e quintas pela manhã permanecerão conosco. Ao final do programa, a empresa poderá optar por manter ou não o jovem em seu quadro, decisão que dependerá tanto das necessidades da empresa quanto do desempenho do participante durante sua experiência na instituição”, explica Renata.

Segundo Laiana Costa, assistente social da Semas e coordenadora do Programa Jovem Aprendiz no município, a seleção desta turma foi realizada com base nos encaminhamentos feitos pela rede de apoio. De acordo com Laiana, para garantir que os selecionados atendessem aos critérios do programa, foram realizadas entrevistas e testes para avaliar se os jovens tinham o perfil adequado. “Todos os jovens aqui presentes foram escolhidos seguindo os critérios estabelecidos pela Lei 549/2022, que institui o programa de aprendizagem no município, além de todas as normas do Ministério Público do Trabalho, um dos parceiros do programa”, esclarece.

Atualmente, o município conta com mais de 100 jovens aprendizes exercendo atividades em diferentes setores da cidade. Os jovens maiores de idade realizaram a matrícula sozinhos, enquanto os menores estavam acompanhados de seus responsáveis legais. Palavras como oportunidade, agradecimento, crescimento e evolução marcaram as falas dos jovens e pais presentes na formalização da matrícula.

Giovana Laiza, jovem aprendiz, estava acompanhada de seu pai na matrícula e expressou gratidão pela oportunidade. “Sou estudante da rede municipal de São Cristóvão, e é muito importante que o município, em parceria com as empresas, ofereça essas oportunidades para que os jovens se tornem profissionais mais preparados para o mercado de trabalho no futuro. Isso é muito bom, agradeço”, declarou.

Já Diana Emanuele, jovem aprendiz, estava acompanhada de sua mãe, Maria dos Passos. “É uma oportunidade muito boa. Já estava ansiosa para iniciar meu primeiro trabalho. Essa iniciativa do programa é muito importante, porque nos ajuda, e temos muita vontade de aprender e trabalhar”, compartilha Diana.

Sua mãe, Maria dos Passos, formalizou a matrícula da filha com orgulho estampado no rosto. “Além de minha filha ingressar nesse trabalho, ela vai se qualificar para o futuro, buscando um crescimento profissional e pessoal digno. Esse programa é fundamental, parabenizo e agradeço a todos os envolvidos por essa iniciativa”, finaliza.

Fotos: Érica Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza primeira Pré-Conferência de Igualdade Racial e debate propostas ligadas à democracia, justiça racial e reparação

Prefeitura de São Cristóvão amplia para 450 o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família Municipal
