07/03/2025

Programa Farmácia Popular garante medicamentos gratuitos para usuários da saúde pública de São Cristóvão

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é promovido pelo Governo Federal e está ativo em São Cristóvão desde 2023, oferecendo mais de 40 tipos de medicamentos gratuitos para a população do município. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a disponibilidade de medicamentos ofertados pela Unidades Básicas de Saúde (UBS) e farmácias municipais, subsidiando parcerias com farmácias e drogarias da rede privada para fornecerem os fármacos aos usuários cadastrados.

Desde o dia 25 de fevereiro, o programa, que antes demandava a coparticipação dos beneficiários em alguns insumos, passou a contar com gratuidade total para todos os itens cadastrados. Com essa ampliação, medicamentos como Dapagliflozina, utilizado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, e fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça para o público elegível.

Segundo a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Julianna Salgado, esse benefício auxilia milhares de brasileiros com o tratamento para diversos problemas crônicos e necessidades de saúde, como hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, anticoncepcionais, entre outros. “Os moradores de São Cristóvão que fazem parte do público-alvo, podem se beneficiar com a aquisição dos itens disponíveis, se dirigindo às farmácias credenciadas do PFPB localizadas no município, portando os documentos necessários”, afirmou a coordenadora.

Julianna Salgado, coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde

Como receber os itens cadastrados

Para ter acesso ao Farmácia Popular, o usuário deve se dirigir a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, e apresentar um documento oficial com foto e CPF, receita médica dentro do prazo de validade e comprovante de residência. Em São Cristóvão, quatro farmácias fazem parte do programa, sendo elas a farmácia Senhor dos Passos, no centro comercial do Centro Histórico, e as farmácias Preço Baixo, Martins e Silva, no bairro Rosa Elze.

Além dos medicamentos, as farmácias credenciadas também disponibilizam absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual e, em alguns casos, fraldas geriátricas para pessoas com incontinência urinária, mediante a apresentação de documentos específicos. Fazem entrega de fraldas as farmácias Preço Baixo e Senhor dos Passos.

No caso das fraldas, é necessário que o paciente tenha 60 anos ou mais ou seja uma pessoa com deficiência. Além da documentação padrão, é preciso apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso, além da Classificação Internacional de Doenças (CID) no caso de pessoas com deficiência. Se o paciente estiver acamado ou impossibilitado de ir à farmácia, um representante legal pode fazer a retirada, desde que apresente a documentação do paciente e um documento que comprove a autorização para aquisição dos itens.

Já os beneficiários do Programa Bolsa Família têm acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no Farmácia Popular. Basta apresentar a receita médica, documento de identidade, CPF e comprovante de residência, sendo o vínculo reconhecido automaticamente pelo sistema.

Programa Dignidade Menstrual

O Programa Dignidade Menstrual permite a retirada de absorventes gratuitos por pessoas que menstruam, entre 10 e 49 anos, inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa. Também são atendidas estudantes de escolas públicas cadastradas no CadÚnico, desde que a renda familiar por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$759). Pessoas em situação de rua não enfrentam exigências de renda para receber os absorventes.

Para retirá-los, é necessário apresentar um documento oficial com foto e CPF, além da Autorização do Programa Dignidade Menstrual, que pode ser gerada pelo Meu SUS Digital e tem validade de 180 dias. No caso de menores de 16 anos, a retirada deve ser feita pelo responsável legal.

Como acessar o “Meu SUS Digital”

Pelo site:

1- Acesse o site “Meu SUS Digital” através do endereço https://meususdigital.saude.gov.br/login, clique em entrar com Meu Gov, faça o cadastro ou o acesso (CPF e senha cadastrada);

2- Ao acessar, aparecerá o termo de uso, política de privacidade e nota informativa que você deve ler e aceitar para dar continuidade ao processo;

3- Ao aceitar os termos, na tela inicial já irá aparecer o ícone do programa Dignidade Menstrual, para acessar e ver as condições, você deve clicar nesse ícone;

4- De acordo com as informações cadastradas, o sistema informa se você está dentro dos critérios. Caso esteja, basta seguir as informações e conseguirá emitir o documento autorizador.

Pelo Aplicativo “Meu SUS Digital”:

1- Pesquise  e  baixe  o  aplicativo  “Meu  SUS  Digital”,  pelo  APP  Store  no  casos  de celulares com sistema iOS  ou através  do  Play  Store se for Android;

2- Faça  o  cadastro  ou  login  para  acessar;

3- Aceite  os  termos  após  lê-los;

4- Na  página  inicial,  clique  no  ícone  escrito  “Dignidade  Menstrual”  e  confira se é possível aderir ao programa.

Confira a lista de medicamentos distribuídos para cada demanda de saúde:

Asma

Brometo de ipratrópio 0,02 mg;

Brometo de ipratrópio 0,25 mg;

Dipropionato de beclometasona 200 mcg;

Dipropionato de beclometasona 250 mcg;

Dipropionato de beclometasona 50 mcg;

Sulfato de salbutamol 100 mcg;

Sulfato de salbutamol 5 mg.

Anticoncepcionais

Acetato de medroxiprogesterona 150mg;

Etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg;

Noretisterona 0,35mg;

Valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg.

Colesterol Alto (Dislipidemia)

Sinvastatina 10mg;

Sinvastatina 20mg;

Sinvastatina 40mg.

Diabetes mellitus

Cloridrato de metformina 500 mg;

Cloridrato de metformina 500 mg - ação prolongada;

Cloridrato de metformina 850 mg;

Glibenclamida 5 mg;

Insulina humana regular 100 ui/ml;

Insulina humana 100 ui/ml.

Diabetes mellitus + doença cardiovascular

Dapagliflozina 10 mg

Doença de Parkinson

Carbidopa 25mg + levodopa 250mg;

Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg.

Glaucoma

Maleato de timolol 2,5mg; 

Maleato de timolol 5mg. 

Hipertensão

Atenolol 25 mg;

Besilato de anlodipino 5 mg;

Captopril 25 mg;

Cloridrato de propranolol 40 mg;

Hidroclorotiazida 25 mg;

Losartana potássica 50 mg;

Maleato de enalapril 10 mg;

Espironolactona 25 mg;

Furosemida 40 mg;

Succinato de metoprolol 25 mg.

Osteoporose

Alendronato de sódio 70 mg.

Rinite

Budesonida 32mcg;

Budesonida 50mcg;

Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose.

Confira onde encontrar as farmácias cadastradas em São Cristóvão:

Farmácia Senhor dos Passos - Travessa Carlos Menezes s/n, Centro.

Farmácia do Trabalhador Preço Baixo - Av. Gov. João Alves Filho, 275, casa E, Rosa Elze.

Silva Produtos Farmacêuticos LTDA - Rua Panificador Jorge Silva, 250 Rosa Elze.

Farmácia Martins Ltda - Rua B Cond. Res. Flores Do Campo, Nº S/N, Rosa Elze.

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade