Prefeitura realiza ações que levam reflexão e fortalecimento da mulher negra para diferentes espaços em São Cristóvão
Durante o mês de julho, a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem promovendo ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha, voltadas ao reconhecimento, fortalecimento e valorização das mulheres negras na sociedade brasileira. Em São Cristóvão, as atividades foram pensadas de forma transversal, juntamente com as coordenadorias de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Políticas LGBT.
As ações estão acontecendo em diferentes espaços da cidade, com ações compostas por palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados às mulheres negras, oficinas de empoderamento da mulher negra e atividades de conscientização em escolas e espaços públicos. Nesta terça-feira (22), a programação foi realizada durante a entrega do projeto “Tá na Mesa”, que reúne mulheres do município em um ambiente de acolhimento e troca. O momento foi oportuno para promover reflexões sobre trajetórias de vida, vivências e resistências enquanto mulheres negras, além de fortalecer a autoestima, a valorização e o orgulho dessas mulheres.
Edilberto Filho, diretor municipal de Direitos Humanos, acrescenta que o a iniciativa também teve parceria com as secretarias de Saúde e Educação, devido a programação acontecer em ambientes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas da rede. “Levamos essa mensagem para as UBS, para as salas de espera e também para as escolas de ensino fundamental, especialmente nas turmas finais. Dessa forma, reafirmamos que os direitos humanos são uma política transversal essencial para transformar o cotidiano e a realidade dessas mulheres."
A coordenadora de Políticas para Mulheres da Semas, Raíssa Rocha, afirma que a iniciativa tem o objetivo de resgatar e reafirmar o valor da mulher negra na sociedade. Em sua fala, referenciou grandes mulheres que fizeram história, a exemplo de Lélia Gonzalez, Maria Beatriz Nascimento, e também mulheres negras do cotidiano, como Taís Araújo. “Historicamente, a mulher negra foi colocada em lugares subalternos, restrita a trabalhos domésticos ou apenas ao cuidado dos filhos. Mas precisamos lembrar que somos parte fundamental da construção social. Nós, mulheres negras, estudamos, trabalhamos, produzimos conhecimento e temos um valor imensurável”.
Durante o evento, Camilla dos Santos, dona do lar, estava bem atenta a todos os ensinamentos passados e opina que a iniciativa impacta positivamente na autoestima e na percepção de valor das mulheres negras. “Eu acho muito importante, porque nos ajuda a enxergar o nosso valor. Esse tipo de ação incentiva a valorização da mulher negra na sociedade. Às vezes, até acreditamos que temos valor, mas por não vermos oportunidades, por conta da ansiedade e da falta de espaço, acabamos não demonstrando isso. Mas quando há incentivo, quando surgem chances reais, a gente se sente mais encorajada, mais forte para ir além. Então, com certeza, ações como essa são essenciais. Elas representam valorização, reconhecimento e fortalecem o orgulho de ser mulher negra”, concluiu.
Programação
23/07 - Tá na Mesa - Grande Rosa Elze (09h e 14h)
24/07 - Tá na Mesa - Povoado Cardoso (09h)
24/07 - Tá na Mesa - Colônia Miranda (14h)
30/07 - Lot. Lauro Rocha (07h30)
31/07 - EMEF Gina Franco (10h e 15h30)
31/07 - EMEF São Cristóvão (10h e 15h30)
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo