Prefeitura fortalece programa Rota do Conhecimento com entrega de quatro ônibus escolares e microfones com alto-falantes para monitores

A educação é uma prioridade para a Prefeitura de São Cristóvão, que busca constantemente oferecer mais qualidade aos estudantes da rede municipal. Como parte desse compromisso, na manhã desta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou quatro novos ônibus escolares, garantindo mais conforto e segurança no transporte dos alunos. Além disso, os monitores do programa Rota do Conhecimento receberam novos microfones portáteis com alto-falantes, que facilitarão a comunicação com as turmas durante o trajeto.
Os quatro novos ônibus, do modelo ORE 3, foram adquiridos com recursos próprios do município, com um investimento total de R$1.988.609,96, beneficiando diretamente 236 estudantes da rede municipal. Com suspensão reforçada, tração adequada para estradas não pavimentadas, itens de acessibilidade e equipamentos de segurança de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os ônibus seguem o padrão do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e são projetados especialmente para atender áreas rurais e de difícil acesso. Cada veículo tem capacidade para transportar até 59 alunos, além do motorista e do monitor, garantindo maior conforto e proteção no transporte escolar.

Além da renovação da frota, os monitores do Rota do Conhecimento receberam 63 microfones portáteis com amplificador embutido, que vão facilitar a comunicação durante os trajetos. Leves, recarregáveis e de volume ajustável, os equipamentos permitem dar orientações claras, reforçar regras de convivência, transmitir mensagens educativas e tornar o ambiente coletivo mais harmonioso. Os microfones também poderão ser utilizados em atividades fora dos veículos, como momentos de embarque, desembarque, organização em filas e ações educativas ao ar livre.
.jpeg)

Segundo a secretária municipal de Educação, Deise Barroso, a entrega dos microfones é essencial para a saúde vocal dos monitores, profissionais que formam mais uma ponte para que os estudantes aprendam por excelência, dentro e fora da escola. “A minha necessidade e vontade como gestora é que todos os nossos alunos possam aprender. E temos essa oportunidade dentro do ônibus do transporte, porque o aluno já precisa sair de casa entendendo que está ali para aprender”, destacou.
.jpeg)
Em sua fala, o prefeito Júlio Nascimento retomou um pensamento de Paulo Freire, que afirmou que “um educador precisa estar à altura do seu tempo” e, para ele, isso significa compreender as particularidades, o contexto histórico que temos e o que está disponível para usar como ferramenta para investir na educação do município.
“É isso que nós temos feito. Temos inovado, investido em novos processos, investido também em tecnologia, investindo na infraestrutura e nas condições de trabalho dos profissionais. Essa ferramenta importante é mais um investimento nesse processo. Estamos investindo também no transporte, porque é preciso garantir o acesso das nossas crianças às escolas”, garantiu o prefeito.

Ao receber seu microfone portátil, a monitora do transporte escolar Mariana Santos demonstrou a gratidão por estar habilitada com equipamentos de ponta, que serão úteis na abordagem de diferentes temas durante o caminho para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes Gomes, no bairro Tijuquinha. “Nós abordamos vários temas, dentre eles o preconceito, bullying, a integridade física dos nossos pequeninos, para que evitem diversos incidentes. Ter essa caixinha vai facilitar muito nosso trabalho e melhorar ainda mais a comunicação”, comemorou.


Rota do Conhecimento
O Programa Rota do Conhecimento é uma iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão, criada no final de 2018, que transforma o transporte escolar em um espaço de aprendizado e convivência. O objetivo principal é garantir a segurança e o bem-estar dos alunos no trajeto entre casa e escola, mas a proposta vai além: durante o percurso, as crianças participam de dinâmicas, contação de histórias e atividades interativas que abordam temas como o uso responsável da via pública, a importância dos dispositivos de segurança, o comportamento adequado no transporte, entre outros diálogos fundamentais para a formação cidadã.
O programa também promove valores essenciais como respeito, preservação do patrimônio público e convivência pacífica, ajudando a reduzir conflitos e fortalecer a cidadania desde cedo. Um dos diferenciais é a inclusão de crianças com transtornos do desenvolvimento, que contam com monitores capacitados para lidar com suas necessidades e auxiliar na interação com os outros estudantes, garantindo que todos participem do processo educativo de forma integrada.

Segundo Marleide de Jesus, coordenadora do Programa Rota do Conhecimento, com os novos microfones, os monitores poderão contribuir através dessas atividades lúdicas, melhorando a qualidade do aprendizado das crianças e sua interação pessoal.
“Também adotamos cuidados importantes para garantir a segurança dos alunos durante o transporte. Não é permitido que as crianças se alimentem dentro do ônibus, pois um freio ou movimento brusco pode causar acidentes, como engasgos. Outro ponto fundamental é a entrega: orientamos que sempre haja um adulto responsável para receber o estudante. Em algumas situações, há tentativas de delegar essa função a outra criança, mas reforçamos que o responsável que assina o termo é o mesmo que deve estar presente no momento da entrega. Essa medida é essencial para assegurar a integridade dos alunos e preservar a responsabilidade de todos os envolvidos”, reforçou a coordenadora.
.jpeg)
A ação conta com a atuação conjunta de motoristas, monitores e equipe pedagógica, que orientam os alunos e reforçam diariamente a importância de cuidar do transporte como um bem coletivo. Assim, o Rota do Conhecimento contribui para que o ambiente dentro do transporte escolar seja mais seguro, harmonioso e formativo, ampliando o papel da escola para além da sala de aula.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura fortalece programa Rota do Conhecimento com entrega de quatro ônibus escolares e microfones com alto-falantes para monitores

Celebrações de São Cristóvão à Independência do Brasil continuam com desfile cívico no bairro Eduardo Gomes
