03/06/2024

Prefeitura e Senac firmam parceria para instalação de Restaurante Escola no Mirante do Cristo Redentor de São Cristóvão

Mais um grande passo para o desenvolvimento da economia e do turismo em São Cristóvão foi dado na manhã desta segunda-feira (03). Isso porque a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) assinaram um contrato para a instalação de um Restaurante Escola no Mirante do Cristo Redentor de São Cristóvão. A assinatura do termo de concessão ocorreu no auditório do Paço Municipal.

Com a implantação do Restaurante Escola, será possível ampliar as opções gastronômicas na cidade e possibilitar oportunidades de emprego, com o Senac contratando chefs de cozinha, cozinheiros, instrutores de garçom, confeiteiros, coqueteleiros, entre outros profissionais. Além disso, proporcionará à população a chance de realizar cursos em diversas áreas da gastronomia, através de uma série de programas oferecidos pelo Restaurante Escola.

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, e o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

Em seu discurso, o prefeito Marcos Santana destacou que a assinatura é a concretização de parte de um sonho. Ele relembrou os desafios enfrentados no início da gestão, em 2017, dentre eles a dificuldade da cidade em gerar empregos. Desde então, com as iniciativas da Prefeitura, em parceria com diversas instituições, dentre elas o Senac, foi possível transformar São Cristóvão e, a partir do turismo, atrair empresários que estão investindo na cidade, gerando emprego e renda para os cidadãos sancristovenses. Para o gestor, com o Restaurante Escola será possível beneficiar ainda mais pessoas da cidade.

"Para nós, este é um momento de muita alegria, muita expectativa e de esperança. Quando concebemos este restaurante, nossa visão era vê-lo funcionando a pleno vapor, e agora, com esta parceria, esse sonho está se tornando uma realidade. Este projeto beneficiará diretamente muitas pessoas da nossa cidade, oferecendo capacitação profissional e novas oportunidades de crescimento, além de fortalecer ainda mais nosso turismo. O Senac tem sido nos últimos anos um parceiro incrível na qualificação profissional da nossa população, e temos o sonho de que futuramente tenhamos uma unidade física do Senac aqui em nossa cidade", declarou o gestor municipal.

Prefeito Marcos Santana

Na oportunidade, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, falou sobre a importância da parceria e destacou o potencial que a Cidade Mãe de Sergipe possui. "Nós queremos aqui trazer o Vai Turismo. Nós hoje somos exemplos para o Brasil por conta desse projeto. O Restaurante do Cristo é mais um aparelho que nós estaremos assumindo para mostrar que o turismo em Sergipe é forte e São Cristóvão não pode ficar de fora. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, faz a diferença para Sergipe e um prefeito como Marcos Santana vai fazer a diferença junto com a gente. Pode contar com a gente", declarou. Marcos Andrade ainda afirmou que os equipamentos que serão utilizados no Restaurante Escola já estão sendo adquiridos, para que o processo de instalação seja o mais célere possível.

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade

O Mirante do Cristo mais antigo do Brasil

O prédio onde funcionará o Restaurante Escola fica ao lado da imagem mais antiga do Cristo Redentor do Brasil, inaugurada em 1926. Após anos sem qualquer investimento para recuperação da área, o monumento e sua redondeza passaram por significativas obras de reforma e revitalização, com a construção de escadarias para romeiros e demais pedestres, pavimentação, amplo estacionamento e o restaurante panorâmico.

Ao todo, a obra de recuperação do equipamento e da rodovia que dá acesso ao local recebeu um investimento de R$3,3 milhões, oriundos de emenda do deputado federal Fábio Reis e recursos próprios do município. A entrega oficial ocorreu em 2023 e, desde então, o espaço tem recebido visitantes de todo o país.

São Cristóvão tem o Cristo mais antigo do país  (Foto: Heitor Xavier)

Para o secretário de infraestrutura, Júlio Júnior, a parceria firmada com o Senac é fundamental para a geração de empregos na cidade. "Quando pensamos na requalificação do Mirante do Cristo, tínhamos em mente a construção desse restaurante que antes não existia, porque sabíamos que com ele seria possível fomentar a geração de emprego. Essa parceria que está sendo firmada hoje vai ser muito importante para o futuro da nossa cidade, com a capacitação das pessoas, também na geração de emprego e renda, e também para dar ainda mais vida para aquele local durante os fins de tarde, que já está muito bem movimentado e no futuro será ainda mais."

Júlio Júnior, secretário de infraestrutura

Complementando a fala do secretário de infraestrutura, a diretora-presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana, evidenciou que "a instalação do Restaurante Escola é um passo estratégico nessa trajetória que estamos desenvolvendo desde 2017, que tem como foco dar maior visibilidade e reconhecimento da riqueza cultural que possuímos. Este projeto não apenas proporcionará uma formação de excelência para nossos cidadãos, capacitando essas pessoas para o mercado de trabalho, mas também enriquecerá a experiência daqueles que visitam nossa cidade, que poderão apreciar a culinária e o pôr-do-sol mais lindo do país", afirmou.

Diretora-presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana (Foto: Heitor Xavier)

O evento contou com a presença do deputado estadual Paulo Júnior, dos vereadores Marcus Lázaro e Rafael do Sucatão, servidores municipais e do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.

Fotos: Dani Santos