Prefeitura de São Cristóvão torna público edital para credenciamento de profissionais da cultura que desejam participar de eventos no município
Por intermédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), a Prefeitura de São Cristóvão torna público um novo edital para o credenciamento dos artistas que desejam participar dos eventos promovidos pelo município, dentre eles, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site https://www.saocristovao.se.gov.br/ pelo banner: “Credenciamento dos Profissionais da Cultura”.
Segundo a presidenta da Fumctur, Paola Santana, o credenciamento funciona como um filtro para selecionar artistas e profissionais. “É uma triagem para contratação das atividades que realizamos no município ao longo do ano. Esse credenciamento, no primeiro momento, vai servir para as atividades do Fasc bem como demais eventos que virão a ser realizados. Buscamos inserir profissionais da área da cultura, palestrantes, profissionais que queiram apresentar projetos para a cidade em outros momentos além de festivais e festas”.
A presidenta explica que a plataforma anterior apresentava algumas limitações e que por motivos de otimização e proximidade com os artistas e produtores culturais, foi feito um novo edital e uma nova plataforma de credenciamento. “Fizemos essa mudança para melhorar a relação direta com esse público. A plataforma anterior não aceitava nenhuma atualização nos credenciamentos, obrigando os artistas a iniciarem um novo credenciamento para qualquer tipo de renovação de proposta ou dados pessoais. Com essa nova plataforma, todos terão essa liberdade”.
O novo edital de credenciamento continua com o objetivo da contratação de serviços de manifestação cultural e/ou grupos artísticos das suas diversas esferas. Vale reforçar que os profissionais em geral podem se cadastrar, sejam artistas, técnicos ou grupos das mais diversas áreas de manifestação cultural e atividade de formação: como música, audiovisual, teatro, danças, circo, literatura, cultura popular, artes visuais, moda e artesanato, todos residentes em cidades sergipanas, com a comprovação de no mínimo um ano de experiência em apresentações. “Basta entrar no site da prefeitura de São Cristóvão e acessar o banner que indica o credenciamento”, explicou Paola Santana.
A contratação dos serviços realizados é voltada para aqueles que preencherem todos os requisitos expostos no edital e os contemplados permanecerão credenciados pelo prazo de um ano, período que pode ser prorrogado anualmente conforme demanda da administração pública. É importante que estejam atentos aos documentos necessários para efetivar a contratação, que variam de Pessoa Física para Pessoa Jurídica e outros critérios, como maioridade, residência e tempo de experiência comprovado.
Trinta minutos é o tempo mínimo estipulado para cada atividade artística, que deverá ter no máximo 120 minutos de duração, conforme programação determinada pelo Gabinete do Prefeito e/ou Fumctur. Cada proponente poderá realizar até 04 inscrições presentes no edital, necessitando comprovar a atuação em cada uma delas. Caso o interessado realize mais de 04 inscrições, somente as últimas valerão.
Artistas interessados
Poderão se credenciar pessoa física com maior de 18 anos ou emancipada residente de Sergipe há, no mínimo, um ano; e pessoa jurídica, dotada de natureza cultural, estabelecidas comercialmente em Sergipe, em atividade há, no mínimo, um ano com capacidade técnica, idoneidade econômica-financeiro e regularidade jurídico-fiscal.
O credenciamento é permanente, mas para aqueles que desejam participar do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) que acontecerá no início de dezembro, o credenciamento vai até 01 de outubro.
Toda documentação necessária pode ser conferida no edital que pode ser acessado clicando aqui.
Recentes
Notícias recentes de Cultura