Prefeitura de São Cristóvão se reúne com representantes do G12 para discutir apoio à Procissão do Fogaréu
A Procissão do Fogaréu, um dos mais importantes eventos religiosos de Sergipe, vai acontecer em São Cristóvão no dia 17 de abril, data que marca a Quinta-feira Santa. O evento que vai contar com a participação de mais de 200 homens é realizado de forma independente por uma comissão conhecida como G12, e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão que fornece apoio logístico, estrutura e divulgação.
Na última sexta-feira (21), representantes da Prefeitura se reuniram com integrantes do G12 para alinhar os detalhes da estrutura do evento. Durante o encontro, a presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana, ressaltou a importância da Procissão do Fogaréu no Calendário Turístico e Cultural do município, destacando o impacto positivo que o evento tem no turismo religioso e na movimentação econômica da cidade.
“A Procissão do Fogaréu, assim como outros grandes eventos como a Romaria de Senhor dos Passos e os Tapetes de Corpus Christi, vai além do aspecto religioso. Ela fortalece a economia local, atraindo turistas de diversas partes de Sergipe e do Brasil, que vêm para vivenciar nossas tradições e consumir nossos produtos. Isso gera renda e movimenta o comércio local, por isso, a Prefeitura garante o apoio mais um ano para que o evento seja realizado e a tradição seja mantida”, afirmou Paola Santana.
Anthony Couto, vice-presidente do G12, explicou que os ensaios para a encenação deste ano começaram ainda em novembro de 2024. De acordo com ele, cerca de 80 pessoas participam da encenação, que recria a Paixão de Cristo, enquanto mais de 200 integram a procissão, carregando as tochas que iluminam o Centro Histórico de São Cristóvão. Ele ressaltou a importância do apoio da Prefeitura para realização do evento. “Este apoio da Prefeitura é essencial. Sem ele, seria impossível realizar o evento. Este ano, teremos a encenação completa da Paixão de Cristo, incluindo a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição e condenação de Jesus, até a crucificação e ressurreição”, destacou o vice-presidente.
O evento
A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos franciscanos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural e religioso do município. O evento tradicionalmente inicia com uma missa celebrada no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Praça da Matriz. Logo após, a encenação é iniciada na Praça São Francisco, e em seguida, os fiéis percorrem as ruas do Centro Histórico em uma procissão iluminada por tochas (a iluminação pública será desligada durante a procissão nas vias previstas para a passagem do cortejo).
Durante o percurso, que vai passar pelas praças do Carmo e São Francisco, são encenados atos da Paixão de Cristo como a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição a Cristo e a condenação de Jesus.

Fotos: Yago de Andrade
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Prefeitura de São Cristóvão realiza mutirões para auxiliar grupos culturais no registro como Pontos de Cultura

Confecção dos tapetes de Corpus Christi acontece em São Cristóvão nesta quinta-feira (19)
