21/07/2025

Prefeitura de São Cristóvão realiza reunião intersetorial para alinhar execução do Cidade Seresta

Nesta segunda-feira (21), diversos setores da Prefeitura de São Cristóvão se reuniram para alinhar as ações de execução da próxima edição do projeto Cidade Seresta, que acontecerá no dia 1º de agosto. Responsáveis pela segurança, trânsito, serviços urbanos, saúde, estrutura e outros importantes serviços do evento reavaliaram o trabalho dos últimos eventos e pontuaram as principais mudanças que precisam ser reajustadas para o melhor aproveitamento e conforto durante a festa.

Com shows de Odair José, Lene Hall e Tatah Santana, a edição especial do Cidade Seresta comemorará o aniversário de 15 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido à Praça São Francisco pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), chancelado em 2010. Sua realização é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), e o Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Segurança garantida

A Prefeitura de São Cristóvão reforçará a segurança da festa por meio de um trabalho coletivo e em parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), Polícia Militar e empresa de segurança privada. Segundo o Major Ademir Pantaleão, comandante da Guarda Municipal, a reunião uniu ainda mais as forças de segurança no combate a qualquer eventualidade para assegurar a eficiência do evento. 

“A Guarda Municipal vai estar presente em apoio à Polícia, atuando tanto na parte patrimonial quanto no policiamento da doutrina urbana, para que a sociedade possa desfrutar de um evento com segurança, tranquilidade e paz, que é o que todos nós desejamos”, afirmou o comandante.

Major Ademir Pantaleão, comandante da Guarda Municipal

O major Almeida, comandante da Polícia Militar em São Cristóvão, destacou que sua equipe obteve resultados positivos nas últimas edições da seresta e, com os ajustes discutidos, acredita que a próxima edição será ainda melhor. “Sempre tenho o cuidado de solicitar o apoio de unidades especializadas, porque, apesar de o evento estar concentrado na Praça São Francisco, a gente precisa dar atenção às áreas periféricas para evitar qualquer surpresa desagradável. Sempre colocamos uma viatura do GETAM (Grupamento Especial Tático de Motos) e da Tropa de Choque, para dar suporte nessas regiões próximas”, complementou.

Major Almeida, comandante da Polícia Militar em São Cristóvão

Além disso, as principais vias de acesso ao município, que pode receber visitantes de cidades próximas, geralmente são a Rodovia João Bebe Água e a BR-101. Por isso, a polícia disponibilizará uma viatura de trânsito com bafômetro, preparada e equipada para atuar em casos de direção sob efeito de álcool e evitar maiores problemas. Na cidade, o trânsito também será reforçado pela Superintendência Executiva de Transporte e Trânsito (Setran), que fará o bloqueio das ruas ao redor da festa e estará presente para dar o suporte necessário e sanar todas as dúvidas do público.

Estrutura e serviços urbanos

O palco já está montado na praça e os moradores e comerciantes já estão contando os segundos para os festejos começarem. Para isso, diversos setores do município caminham juntos, ofertando a melhor estrutura possível para dar conforto, mobilidade e alavancar o comércio local durante a seresta. 

“A atração desta edição vai agradar pessoas de todas as idades, todas as gerações. E, na Seresta, que é um evento que foi resgatado pela atual gestão, tem muita gente nova que não conhecia, mas da terceira vez já está virando tradição novamente e todo mundo já está com expectativa alta. Dessa vez, acho que teremos a melhor até agora”, ressaltou Lauro Francis, diretor de Eventos da Fumctur.

Lauro Francis, diretor de Eventos da Fumctur

Para fiscalizar e auxiliar os vendedores ambulantes que farão parte do evento, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) também marcará presença na festa, além de abrir um chamamento para inscrições prévias e garantir a estrutura necessária para esses comerciantes venderem seus produtos. 

De acordo com Lúzula dos Reis, diretora de conservação do patrimônio da Semsurb, nesta edição haverá uma pequena alteração no fluxo e layout das barracas para os vendedores de alimentos e bebidas:

“Vamos redimensionar o espaço para que a venda e o fluxo seja melhor. Reforçamos também, junto à Secretaria de Saúde, o reforço com a vigilância sanitária sobre a proibição das vendas de garrafas de vidro. Estaremos também fazendo esse reforço com os comerciantes da cidade, que tem seus comércios de forma fixa, para que se evite ou que se entregue a bebida em volta. Dessa forma, proporcionamos uma maior segurança para quem está na festa e facilitamos a limpeza do local”.

Lúzula dos Reis, diretora de conservação do patrimônio da Semsurb

Saúde

A atuação preventiva da Vigilância Sanitária e o suporte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante o Cidade Seresta foi planejado para prover mais segurança e tranquilidade à população. Com base na experiência positiva do último evento na praça, a estrutura será mantida e reforçada.

A coordenadora de atenção especializada em Saúde, Luana de Santana, frisou que a SMS seguirá com as fiscalizações antecipadas e a oferta de atendimento de urgência, assegurando que o público possa aproveitar a programação cultural com proteção à saúde e bem-estar. "No São João, só tivemos uma ocorrência de urgência, que foi um caso de hipoglicemia, então acreditamos que a ambulância com um profissional de enfermagem, que contam com uma rota de fuga liberada até o Hospital Senhor dos Passos, são suficientes para garantir o acesso a cuidados de saúde no evento, que costuma ser tranquilo”, concluiu.

Luana de Santana, coordenadora de atenção especializada em Saúde

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade