11/09/2025

Prefeitura de São Cristóvão realiza oficina para fortalecer artesãos e comerciantes do município

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e de Assistência Social (Semas), realizou nos dias 10 e 11 de setembro a oficina “Desafios, Saberes e Possibilidades”. A iniciativa contou com 40 participantes, contemplando os selecionados do edital Feira São Criativos e outros comerciantes. O objetivo foi possibilitar aos participantes crescimento nas vendas e produções, agregando mais valor aos produtos, além de promover trocas de experiências e discussão de estratégias comerciais.

A ação ocorreu em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e teve como ministrante principal o professor Augusto César, do Departamento de Secretariado Executivo. Para ele, o momento foi essencial para que os contemplados compreendessem a feira como um negócio, refletissem sobre suas práticas e identificassem problemas, construindo, a partir daí, estratégias para aprimorar a apresentação e a valorização de seus produtos.

“Além desses pontos, que vão fazer o negócio fluir ainda mais, a oficina serviu para todos aprenderem de forma aplicada a se desenvolver e contribuir com a própria Prefeitura, para que suas iniciativas também sejam aperfeiçoadas, neste caso, a Feira São Criativos, especialmente de acordo com as necessidades reais dos participantes”, destacou Augusto César.

Augusto César, do Departamento de Secretariado Executivo

O diretor municipal de Turismo, Márcio Ramos, afirmou que a oficina foi o primeiro passo de muitos para a capacitação empreendedora. “A partir dos resultados adquiridos neste primeiro momento, poderemos desenhar outras propostas de capacitações técnicas e de empreendedorismo, atendendo às necessidades que eles próprios vão trazer. Dessa forma, construiremos juntos um programa que contribuirá para o aprimoramento do trabalho e da produção de cada um deles.”

Márcio Ramos, diretor municipal de Turismo

Já a coordenadora municipal de Inclusão Produtiva e Geração de Renda, Leônia Silva, destacou que a proposta foi ampliada para contemplar comerciantes que irão atuar em diferentes eventos promovidos pela Prefeitura. “O objetivo é que todos sejam capacitados: artesãos, comerciantes de gastronomia e ambulantes. A importância dessa ação está em trazer mais segurança e conhecimento, especialmente na questão da precificação, que é uma grande necessidade, entre outros fatores que precisam ser revistos e aprimorados com melhores estratégias.”

Leônia Silva, coordenadora municipal de Inclusão Produtiva e Geração de Renda

Para Givânia dos Santos, do empreendimento Filhas do Mangue, oportunidades de crescimento nos negócios são sempre bem-vindas. “Todo novo aprendizado é agregador. Sempre estamos abertos a novas ideias, novas estratégias que possam alavancar nossas vendas e produção. A nova forma da Feira São Criativos é ótima: ter feiras duas vezes por semana, mesmo em sistema de rodízio, será maravilhoso, porque não podemos depender apenas do Fasc ou do Festival do Camarão, que acontecem em períodos muito distantes.”

Givânia dos Santos, do empreendimento Filhas do Mangue

A artesã Simone Gonçalves, de São Cristóvão, também reforçou a importância da iniciativa. “Esse momento é essencial para interagir com outros artesãos, conhecer novas pessoas e aprimorar nossos saberes, representando bem nossa cultura e história. A oficina também valoriza a gastronomia e outras experiências que fazem parte do patrimônio da cidade. Para mim, é uma oportunidade muito significativa, porque nunca deixamos de aprender.”

Simone Gonçalves, artesã 

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade