Prefeitura de São Cristóvão realiza encontro no Loteamento Santo Inácio em alusão ao Agosto Lilás

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou mais uma ação itinerante promovendo diferentes serviços para a comunidade do Loteamento Santo Inácio, no bairro Marcelo Déda. O encontro foi pautado no Agosto Lilás, uma campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Deste encontro, participaram equipes da Coordenadoria de Políticas para Mulheres; Coordenadoria de Políticas da População LGBTQIAPN+, Coordenadora da Juventude, além do Cadastro Único e do CRAS Gilson Prado.

Com foco na discussão acerca da Campanha Agosto Lilás, que neste ano comemora os 19 anos da Lei Maria da Penha, as mulheres que se fizeram presentes na ação puderam aprender e identificar sinais de violência, conhecer melhor seus direitos e receber orientações sobre como denunciar casos de abuso. De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Raissa Rocha, foi ativa a participação da comunidade na discussão, especialmente nas dinâmicas de “mitos e verdade” sobre a Lei Maria da Penha.
“Com essa discussão, é possível enxergamos que está acontecendo a desmistificação de algumas informações, e a conscientização sobre a importância da proteção contra a violência doméstica. Levamos essa pauta para as comunidades com o objetivo de orientar as mulheres a identificar os primeiros sinais de violência, saber como denunciar e conhecer seus direitos. Queremos que elas tenham consciência da situação em que se encontram nos relacionamentos e saibam a quem recorrer”, destaca Raissa.
.jpeg)
.jpeg)
Durante o momento, o coordenador da Juventude, Kaio Rocha, aproveitou para tratar a respeito de políticas da juventude, do Estatuto da Juventude e dos direitos que ela garante, inclusive para jovens mulheres. “Identificamos muitas jovens mães que têm demandas específicas, e é importante explicar para elas que têm direito a acesso à saúde, à segurança e à educação. Esses direitos são garantidos e promovidos pelo município. Além disso, informamos que o acesso a esses programas pode ser feito por meio do cadastro, da vulnerabilidade social ou do encaminhamento pelos equipamentos da assistência social, como CRAS, CREAS ou Conselho Tutelar. Acrescentamos também informações sobre o Programa Jovem Aprendiz, que vem oportunizando trabalho e renda para muitos jovens em nosso município”.
.jpeg)
De forma inclusiva, o coordenador de Políticas para a Comunidade LGBTQIAPN+, Tony Reis, trouxe recorte de mulheres trans acerca da Lei Maria da Penha. “Trouxe dados de violências e os seus tipos, com o objetivo de que todas as mulheres, entendam seus direitos, entendam que não estão sozinhas. O Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans no mundo, e a maioria são mulheres trans e travestis, portanto, este é um momento muito oportuno de se debater sobre isso, mostrar apoio e segurança, e enfatizar que existem formas de proteção e de denúncia”.
.jpeg)
.jpeg)
Além dos debates, esteve presente equipe do Cadastro Único para realização de atendimentos e orientações, incluindo atualização cadastral e transferência, reforçando a importância do cadastro como porta de entrada para diferentes programas e benefícios do governo federal, estadual e municipal. “A proposta é unificar, junto à população, todas as informações necessárias para a realização do cadastro e o acesso aos benefícios. Além disso, trazemos uma fala específica sobre o Bolsa Família, que é o maior programa de transferência de renda do Brasil e ainda gera muitas dúvidas, principalmente sobre as condicionalidades, o funcionamento, as regras para concessão, os bloqueios e outras ações do governo federal. Nosso objetivo é desmistificar essas questões e trazer clareza para todos”, explica Izaias Silva, coordenador do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.
.jpeg)
.jpeg)
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza encontro no Loteamento Santo Inácio em alusão ao Agosto Lilás

Prefeitura de São Cristóvão realiza Jornada Primeira Infância com programação até o final de agosto
