Prefeitura de São Cristóvão promove evento Papo de Mulheres com participantes do CRAS e CREAS visando o empoderamento e conhecimento aos direitos da mulher

Na tarde dessa segunda-feira (17), o Papo de Mulheres trouxe música, animação, brincadeiras e diálogos enriquecedores sobre os direitos das mulheres no CRAS Gilson Prado Barreto. O evento, promovido pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), faz parte de uma série de ações que acontecerão ao longo de março em diferentes equipamentos da cidade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
O evento “Papo de Mulheres” faz parte das iniciativas da Secretaria de Assistência através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres dos Direitos Humanos. A iniciativa prevê estas ações neste mês alusivo às mulheres com o objetivo de promover acolhimento e garantir direitos.


O Papo de Mulheres passa por vários equipamentos da cidade para informar sobre temas essenciais, como violência contra a mulher, autoestima e protagonismo feminino. Segundo Raissa Rocha, coordenadora de Políticas Públicas de Mulheres na Semas, o evento acontece em espaços como o Cresan, CRAS e CREAS, acolhendo as mulheres e informando sobre os serviços disponíveis para apoiá-las.
“Durante os quatro dias de evento, antes das discussões sobre direitos, promovemos um acolhimento especial com música e dinâmicas interativas. Uma das atividades envolve balões contendo frases do dia a dia que, muitas vezes, são naturalizadas, mas representam formas veladas de violência contra as mulheres. A proposta é conscientizar sobre esses tipos de violência e fortalecer a reflexão sobre o protagonismo e a autonomia feminina. Além disso, cada participante tem a oportunidade de compartilhar frases motivacionais e conhecer melhor a rede de apoio disponível para as mulheres”, esclarece Raissa.

Durante os dias de programação do Papo de Mulheres, está sendo realizada uma pesquisa com as participantes, que servirá de base para a construção do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em São Cristóvão. “Para que esse plano seja efetivo, é fundamental que as mulheres sejam nossa principal referência, já que fazem parte dos nossos atendimentos e da garantia de direitos. Além disso, os resultados dessa pesquisa também contribuirão para o seminário, que acontecerá no dia 28 de março, onde discutiremos e construiremos esse plano de forma coletiva”, adiciona a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres.


Gildenes Araújo, gerente do CRAS Gilson Prado Barreto, compartilha que as atividades voltadas para o Dia Internacional da Mulher já fazem parte do calendário do equipamento, mas a soma com a coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres foi essencial. “Nosso público é majoritariamente composto por mulheres e mães de família atendidas pelo Serviço de Convivência. Por isso, promovemos esse momento especial para fortalecer os vínculos, incentivar o empoderamento feminino e reforçar o sentimento de pertencimento dessas mulheres aos serviços e grupos do CRAS”, enfatiza Gildenes.


Glaucia Maria, utiliza os serviços do CRAS Gilson Prado, e parabeniza a iniciativa, que traz alegria, diversão e atualização por parte daqueles que sabem compartilhar o conhecimento e informação com credibilidade. “Esse serviço é muito importante, principalmente para nós, mulheres, que muitas vezes somos marginalizadas. Aqui, temos palestras bem apropriadas e um acolhimento muito especial. Isso nos ajuda a entender melhor as situações que vivemos, não apenas por relatos de outras pessoas, mas por meio de profissionais qualificados, que sabem transmitir conhecimento de forma clara. Basta prestarmos atenção para absorver tudo o que é compartilhado”, conclui.


Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza primeira Pré-Conferência de Igualdade Racial e debate propostas ligadas à democracia, justiça racial e reparação

Prefeitura de São Cristóvão amplia para 450 o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família Municipal
