Prefeitura de São Cristóvão promove ação formativa sobre gestão cultural participativa
Na última quinta-feira (20), a Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), realizou uma importante ação formativa no auditório do Paço Municipal, com foco na sociedade civil, artistas, coletivos e grupos culturais da cidade. O evento, intitulado “Gestão Cultural Participativa: Desafios e Possibilidades”, contou com a presença de conselheiros e conselheiras, além de representantes da comunidade cultural local, que participaram de um diálogo com dois renomados profissionais do setor cultural: Antônio da Cruz, artista visual e ex-conselheiro de cultura, e Tábata Machado, artista, produtora cultural e pesquisadora.
A ação teve como objetivo promover a troca de experiências e ideias, traçando caminhos para o fortalecimento da cultura em São Cristóvão e a ampliação da participação da sociedade nos processos decisórios sobre as políticas culturais do município. Durante o encontro, foram discutidos aspectos importantes sobre a gestão cultural participativa, destacando o papel dos agentes culturais e a importância do Conselho Municipal de Cultura na articulação de ações que atendam às demandas da população e dos fazedores de cultura.
Em sua fala, Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Prefeitura de São Cristóvão, enfatizou a importância da formação contínua para os agentes culturais locais. "O município de São Cristóvão criou o sistema municipal de cultura, e com isso, estamos buscando tornar mais claro para os fazedores de cultura o que são as políticas culturais, como podem reivindicar e acessar as políticas públicas existentes", explicou.
Ela também ressaltou o compromisso da gestão em capacitar os agentes culturais, proporcionando o entendimento sobre seus direitos, deveres e as diversas formas de contribuir para o fortalecimento da cultura no município de maneira abrangente. A ação formativa realizada nesta quinta-feira foi a segunda em apenas uma semana, sendo que a primeira ocorreu na última terça-feira, na Biblioteca Prof. Luiz Alberto, e contou com a participação de artistas e fazedores de cultura locais.
Participantes
Moisés Siqueira, músico do Projeto Cidade Mãe, compartilhou suas impressões sobre a ação formativa. "Essas iniciativas são fundamentais, pois abrem portas para os artistas e fazem com que a gente compreenda os nossos direitos e os caminhos para alcançar nossas metas. A expectativa é de que possamos continuar crescendo, pois agora sabemos onde buscar apoio e quais os recursos disponíveis", afirmou.
Já Flávio Ferreira, comunicador social e pesquisador do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), também ressaltou a importância de ações como essa para o fortalecimento da gestão cultural e o fomento à produção artística local. "São Cristóvão é referência estadual, então a importância de atividades como essas não dá para mensurar, porque acaba juntando pessoas com esse foco em formação de gestão com os próprios artistas. Esse momento de troca é essencial para que a gente entenda as dinâmicas que existem entre essa responsabilidade social de cuidado da pasta da cultura e de conhecer também as bases, as pessoas, os realizadores de cultura", destacou.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura