Prefeitura de São Cristóvão promove 1ª Semana da Aquicultura e Pesca voltada à capacitação, sustentabilidade e inovação no campo
A Prefeitura de São Cristóvão iniciou a 1ª Semana da Aquicultura e Pesca, que seguirá até a próxima sexta-feira (07). Com o objetivo de promover a troca de experiências e criar espaços de discussão e aprendizado para os produtores da cidade, o evento aborda temas como capacitação, sustentabilidade e inovação no campo. Durante a programação, o público conta com a presença de especialistas em engenharia de pesca em palestras e oficinas, e o encerramento será marcado pelo lançamento do Censo da Carcinicultura de São Cristóvão, uma iniciativa pioneira em Sergipe.
Intermediada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Semagri), a Semana ocorre de 5 a 7 de novembro, reunindo produtores, técnicos e pesquisadores em visitas técnicas, palestras sobre manejo de solos e viveiros, e na apresentação do diagnóstico produtivo da carcinicultura do município. “A Semana da Aquicultura e Pesca é de grande importância, pois leva conhecimento e novas experiências aos nossos produtores. Planejamos espaços de diálogo sobre oportunidades e formas de melhorar a produção e, consequentemente, a renda, que é o principal objetivo de todos, afinal, eles se sustentam desse trabalho”, destacou o secretário da Semagri, Edmilson Brito.
A respeito do censo, o secretário afirma que a iniciativa é imprescindível para o poder público na busca por políticas mais eficazes voltadas à classe.“É essencial trabalharmos com base em dados concretos. A partir dessas informações, poderão ser elaborados projetos e políticas voltadas ao fortalecimento da atividade. Inclusive, já estamos trabalhando na criação de um grupo com representantes do município, da universidade e do estado, além dos produtores, para avançarmos ainda mais na produção de forma sustentável e integrada”, acrescentou Edmilson.
A diretora municipal de Aquicultura e Pesca, Elaine de Jesus, ressaltou a importância de iniciar a programação com atividades em campo. “Nada melhor do que começarmos vivenciando essa experiência e promovendo a troca de conhecimentos entre produtores e especialistas, que estão aqui para ajudar no que for preciso, trazendo novos métodos e estratégias, com foco em tecnologia e aprimoramento na produção dos piscicultores e carcinicultores locais.”
Entre os convidados está Luis Otavio, engenheiro de pesca e professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco, que parabeniza a iniciativa de unir produtores já experientes com os que estão iniciando para a partilha de experiências e defende o uso de tecnologias para o aprimoramento da produção pesqueira. “São Cristóvão tem um grande potencial no setor, produtores comprometidos em aprender, se especializar e colocar em prática para o seu melhor desempenho. É fundamental que eles conheçam novas ferramentas de trabalho para tornar a produção cada vez mais sustentável, gerando alimento de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento local."
Já o presidente da Associação de Aquicultores de São Cristóvão, Augustus Louzada, destacou a relevância do evento para a classe, especialmente para os pequenos produtores, que ainda enfrentam dificuldades no acesso a informações técnicas, produtivas e econômicas. “O fato de realizarmos essa troca de experiências em campo torna tudo ainda mais enriquecedor, pois os produtores podem ver de perto a realidade local, identificar gargalos e discutir soluções junto aos órgãos públicos presentes. Essa integração é fundamental para alcançar os melhores resultados."
Quinta-feira (06/11) – Auditório do SergipeTec 08h30 – Palestra “Manejo de solo e preparação de viveiros”
Sexta-feira (07/11) – Auditório do SergipeTec14h30 – Apresentação do Diagnóstico Produtivo da Atividade de Carcinicultura em São Cristóvão
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de SEMAGRI
Prefeitura de São Cristóvão promove 1ª Semana da Aquicultura e Pesca voltada à capacitação, sustentabilidade e inovação no campo
Marisqueiras de São Cristóvão aprendem a nadar e ganham mais segurança, saúde e autoestima com projeto da Prefeitura