10/10/2024

Prefeitura de São Cristóvão premia as escolas vencedoras dos Jogos Escolares

Na manhã desta quinta-feira (10), a Prefeitura de São Cristóvão realizou a premiação das escolas que se destacaram na segunda edição dos Jogos Escolares. A EMEF Araceles Rodrigues Corrêa conquistou o primeiro lugar, seguida pela Escola Lar Imaculada Conceição (Elic), que ficou em segundo, e pela Escola Estadual Professora Neyde Mesquita, em terceiro. A cerimônia contou com a presença de alunos, equipes medalhistas, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante o evento, Deise Barroso, secretária municipal de educação, enfatizou a importância da competição para o desenvolvimento dos alunos. “Estamos juntos com a Semel realizando mais uma edição dos Jogos Escolares. Isso é fundamental, pois os alunos aprendem a competir, a ganhar e a perder, fortalecendo o sentimento de cidadania e democracia. O esporte é saúde, vida, e motiva os alunos para a aprendizagem”, explicou. 

Deise Barroso, secretária da Semed

Cida Lisboa, diretora de esporte de alto rendimento da Semel, também destacou a relevância do evento. “Tivemos o Araceles em primeiro, Elic em segundo e Neyde Mesquita em terceiro, representando uma escola municipal, uma particular e uma estadual, respectivamente. Isso demonstra que o esporte é um espaço inclusivo e colaborativo. Esta cerimônia não apenas reconhece os premiados, mas também busca inspirar e incentivar a prática esportiva entre todos os estudantes”, afirmou. 

Cida Lisboa, diretora de esporte de alto rendimento da Semel

Antônio da Paixão, diretor da EMEF Araceles, complementou a fala de Cida ao ressaltar o impacto positivo dos jogos na autoestima dos alunos. “Esses jogos elevam a autoestima e ensinam a trabalhar em equipe. A gestão municipal merece aplausos pelo incentivo contínuo, que motiva os alunos a estarem sempre presentes na escola, seja estudando ou treinando. Nossa conquista do primeiro lugar é resultado da união e do esforço coletivo, refletindo diretamente no engajamento e na motivação dos alunos”, frisou.

Antônio da Paixão, diretor da EMEF Araceles

As alunas também compartilharam suas experiências. Sofia Valença, do sétimo ano da Escola Estadual Neyde Mesquita, comentou sobre a sua satisfação por ter feito parte desta edição dos jogos. “Recebi duas medalhas, uma de prata no atletismo e uma de ouro no queimado. Foi minha primeira experiência nos jogos e pretendo continuar no esporte". Maria do Carmo Santos Lima, do nono ano da EMEF Araceles, também fez parte e se despediu dos jogos carregando sua medalha de ouro. “Conquistei o ouro no futsal feminino. Dei o meu melhor e, mesmo não participando mais dos jogos municipais no ano que vem, essa experiência foi incrível”, destacou. 

Sofia Valença, do sétimo ano da Escola Estadual Neyde Mesquita
Maria do Carmo Santos Lima, do nono ano da EMEF Araceles

Sobre o evento

O evento foi realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, por meio de uma parceria entre a Semel, Semed e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com a participação de 20 escolas e mais de 1.200 alunos, esta edição contou com uma programação diversificada, incluindo futsal, vôlei de praia, atletismo, corrida de 100 metros, arremesso de peso, salto em altura, salto em distância, dama e xadrez. Todas as modalidades possuíram categorias masculinas e femininas, abrangendo faixas etárias de 11 a 12 anos e 13 a 14 anos. “Foi uma excelente oportunidade para incentivar o esporte e descobrir novos talentos em nossa cidade”, concluiu Cida. 

EMEF Araceles Rodrigues Corrêa conquistou o primeiro lugar
Escola Lar Imaculada Conceição (Elic), ficou em segundo lugar
Escola Estadual Professora Neyde Mesquita, em terceiro lugar

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Carla Mesquita
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade