11/08/2025

Prefeitura de São Cristóvão leva serviços de saúde para trabalhadores da Maratá

Na última sexta-feira (8), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação na fábrica Maratá, localizada no Distrito Industrial do município, levando serviços de vacinação, testagem e orientações de saúde diretamente aos trabalhadores. A iniciativa faz parte de uma série de atividades voltadas a aproximar a atenção básica das populações que atuam em empresas e instituições de ensino no território.

Ao longo do dia, cerca de 100 colaboradores do moinho de trigo da empresa receberam vacinas contra Hepatite, Tétano, Febre Amarela e Tríplice Viral. Também foram realizados testes rápidos para Hepatites A e B, Sífilis e HIV, além de orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde bucal.

Foram realizados testes rápidos para Hepatites A e B, Sífilis e HIV

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Ana Therezinha Marques, a estratégia busca ampliar o acesso à saúde para públicos que, muitas vezes, não conseguem ir até as unidades. “Essas vacinas e testes já estão disponíveis nas Unidades de Saúde, mas sabemos que nem sempre os trabalhadores conseguem se deslocar até lá. Por isso, levamos o atendimento até eles, garantindo que mais pessoas sejam beneficiadas”, afirmou.

Coordenadora de Imunização do município, Ana Therezinha Marques
Diversas vacinas foram ofertadas aos colaboradores da empresa

A ação contou com o suporte da equipe da UBS Manoel Juvino Santos, responsável pela área onde a fábrica está localizada. Para a gerente da unidade, Joelma Seara, é dever da atenção básica facilitar o acesso à saúde da população do território e a ação na Maratá comprova que os serviços têm chegado até a população. “Quando a empresa está dentro da nossa área de cobertura, buscamos estabelecer o contato e levar os serviços de que os trabalhadores precisam. Hoje, além das vacinas e testes rápidos, também trouxemos atendimento odontológico com foco na prevenção do câncer de boca. Nosso objetivo é que eles fiquem atentos a qualquer sinal e saibam que o SUS pode investigar e tratar precocemente”, destacou.

Joelma Seara, gerente da UBS Manoel Juvino Santos

A responsável técnica de Saúde do Trabalhador, Lucy Moura, destacou que a ação também incluiu a distribuição de materiais educativos sobre prevenção de acidentes e reforçou a importância da iniciativa. “Estar dentro do ambiente de trabalho nos permite falar de temas importantes como segurança e prevenção, além de ampliar a oferta de serviços de saúde para quem, muitas vezes, não consegue ir até a UBS”, disse.

Equipe de saúde responsável pela ação

Trabalhadores aprovam a iniciativa

Para Isabelle da Cunha Aragão, que atua no setor de contabilidade, a presença da equipe de saúde na empresa representa mais comodidade e proteção coletiva. “O nosso contato com várias pessoas e materiais exige que estejamos com as vacinas em dia. Como trabalhamos até o fim da tarde, normalmente precisaríamos sair mais cedo para nos vacinar. Ter essa ação aqui facilita muito e ajuda para que todos mantenham o ciclo vacinal completo”, comentou.

Isabelle da Cunha Aragão, colaboradora da Maratá que atua no setor de contabilidade

A recepcionista Vanessa Kelly Batista também elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Com o trabalho e os compromissos pessoais, a gente acaba esquecendo ou não encontrando tempo para ir ao posto. Acho muito importante e digno de elogio a prefeitura ter esse cuidado de trazer o serviço até nós”, disse.

Vanessa Kelly, recepcionista

Fotos: Dani Santos

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade