Prefeitura de São Cristóvão leva serviços de saúde para trabalhadores da Maratá

Na última sexta-feira (8), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação na fábrica Maratá, localizada no Distrito Industrial do município, levando serviços de vacinação, testagem e orientações de saúde diretamente aos trabalhadores. A iniciativa faz parte de uma série de atividades voltadas a aproximar a atenção básica das populações que atuam em empresas e instituições de ensino no território.
Ao longo do dia, cerca de 100 colaboradores do moinho de trigo da empresa receberam vacinas contra Hepatite, Tétano, Febre Amarela e Tríplice Viral. Também foram realizados testes rápidos para Hepatites A e B, Sífilis e HIV, além de orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde bucal.
.jpg)
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Ana Therezinha Marques, a estratégia busca ampliar o acesso à saúde para públicos que, muitas vezes, não conseguem ir até as unidades. “Essas vacinas e testes já estão disponíveis nas Unidades de Saúde, mas sabemos que nem sempre os trabalhadores conseguem se deslocar até lá. Por isso, levamos o atendimento até eles, garantindo que mais pessoas sejam beneficiadas”, afirmou.


A ação contou com o suporte da equipe da UBS Manoel Juvino Santos, responsável pela área onde a fábrica está localizada. Para a gerente da unidade, Joelma Seara, é dever da atenção básica facilitar o acesso à saúde da população do território e a ação na Maratá comprova que os serviços têm chegado até a população. “Quando a empresa está dentro da nossa área de cobertura, buscamos estabelecer o contato e levar os serviços de que os trabalhadores precisam. Hoje, além das vacinas e testes rápidos, também trouxemos atendimento odontológico com foco na prevenção do câncer de boca. Nosso objetivo é que eles fiquem atentos a qualquer sinal e saibam que o SUS pode investigar e tratar precocemente”, destacou.
.jpg)
A responsável técnica de Saúde do Trabalhador, Lucy Moura, destacou que a ação também incluiu a distribuição de materiais educativos sobre prevenção de acidentes e reforçou a importância da iniciativa. “Estar dentro do ambiente de trabalho nos permite falar de temas importantes como segurança e prevenção, além de ampliar a oferta de serviços de saúde para quem, muitas vezes, não consegue ir até a UBS”, disse.

Trabalhadores aprovam a iniciativa
Para Isabelle da Cunha Aragão, que atua no setor de contabilidade, a presença da equipe de saúde na empresa representa mais comodidade e proteção coletiva. “O nosso contato com várias pessoas e materiais exige que estejamos com as vacinas em dia. Como trabalhamos até o fim da tarde, normalmente precisaríamos sair mais cedo para nos vacinar. Ter essa ação aqui facilita muito e ajuda para que todos mantenham o ciclo vacinal completo”, comentou.

A recepcionista Vanessa Kelly Batista também elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Com o trabalho e os compromissos pessoais, a gente acaba esquecendo ou não encontrando tempo para ir ao posto. Acho muito importante e digno de elogio a prefeitura ter esse cuidado de trazer o serviço até nós”, disse.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

São Cristóvão avança na saúde com assinatura de ordens de serviço para construção de duas novas unidades básicas

Saúde de São Cristóvão garante modernização de consultório odontológico no povoado Cardoso
