Prefeitura de São Cristóvão lança Mosaico Memorial de Mestres e Mestras da Cultura Popular Sancristovense
A cultura popular sancristovense é um dos pilares da cidade, resistindo a gerações e perpetuando a tradição do município para novos olhares conhecerem. Com o intuito de homenagear e salvaguardar a memória dos artistas que mantém e prolongam o legado cultural de São Cristóvão, a prefeitura de São Cristóvão inaugurou, na noite de quarta-feira (28 de agosto), o novo Memorial de Mestres e Mestras da Cultura Popular Sancristovense, que ficará exibido permanentemente na Casa de Culturas Populares.
O memorial contemplou a história de 12 mestres, responsáveis pela promoção de movimentos culturais, como líderes do Reisado, São Gonçalo, Chegança dos Mouros e samba de coco, que também guardam saberes como a culinária tradicional. A coordenadora da Casa das Culturas Populares, Maria Glória Santos, explicou que o intuito de criar o mosaico partiu da importância de registrar a memória para que esses nomes sejam preservados e não caiam no esquecimento.
“As pessoas retratadas, como os mestres da cultura popular, foram escolhidas por sua enorme relevância para nossa cultura. Elas não podem ser esquecidas. Todos que estão aqui carregam a herança cultural de seus antepassados, que pode ter sido passada de avós, bisavós ou até tataravós, preservando essas manifestações por 100, 200 ou até 300 anos. Quando trazemos essa memória para o presente, através de fotos e homenagens, também estamos inspirando as novas gerações, que estarão aqui e poderão continuar essas tradições no futuro. Isso é algo maravilhoso.”, afirmou a coordenadora.
Filha do Mestre Chico, homenageado no mosaico, Ana Cláudia Alves se emocionou ao ver o registro de seu pai, já falecido, e destacou a felicidade de vê-lo sendo reconhecido pelos anos de dedicação à cultura local. “Para mim é uma grande alegria, inclusive por todos os mestres que estão sendo lembrados, aqueles que já se foram e aqueles que também permaneceram vivos. Estamos muito gratos pela homenagem”, pontuou.
Para Ana Paula Santos, filha caçula do Mestre Rindu, também foi uma honra ver seu pai sendo lembrado, ressaltando o orgulho e a saudade dos amigos e familiares em celebrarem o legado do mestre, que faleceu em 2016. “É motivo de bastante alegria saber que nosso pai ficou assim na memória e no coração da população, pois a maior alegria dele sempre foi participar dos grupos folclóricos. Tanto das Caceteiras quanto da Chegança. Então, como filhas, só temos orgulho”, enfatizou Ana Paula.
Quem tiver interesse em conhecer o Mosaico Memorial de Mestres e Mestras da Cultura Popular Sancristovense, pode conferi-lo na Casa das Culturas Populares de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O local fica no Centro Histórico de São Cristóvão, em frente à Praça São Francisco.
Conheça os mestres e mestras homenageados:
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
