Prefeitura de São Cristóvão inaugura novo CREAS no Eduardo Gomes e amplia acolhimento a grupos vulneráveis

Visando ampliar atendimentos e amparar a população vulnerável, a prefeitura de São Cristóvão inaugurou, nesta quinta-feira (24), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) José Sinval Santos Santana “Baggio”, no bairro Eduardo Gomes. O serviço da unidade, que atenderá toda a região do grande Rosa Elze, tem como público alvo mulheres, crianças, adolescentes, idosos, população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência ou em situação de rua que estão passando por situações de violência ou violação de direitos.

Dispositivos de assistência social como este oferecem o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Abordagem Social e atendimento a Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. A equipe multiprofissional, que conta com psicólogos, assistentes e educadores sociais, ainda se dedica a orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços de assistência social e outras políticas disponíveis no município, fornecendo informações, orientação jurídica, apoio familiar, auxílio no acesso à documentação pessoal e promoção à mobilização comunitária.

Segundo Jullyecris Argolo, coordenadora do centro de referência, o município já contava com o CREAS São Cristóvão, localizado no Centro Histórico da cidade, mas a demanda do território levou à decisão da abertura do novo espaço, uma vez que a população do Eduardo Gomes encontrava dificuldades em acessar os serviços oferecidos no Centro, por conta da distância, o que será solucionado com a ampliação dos serviços.
“A necessidade de estar mais próximo de suas residências motivou a implantação desse centro, visando facilitar o acesso às famílias. O público que atendemos, portanto, inclui crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres que foram vítimas de violência”, reforçou.

Agradecendo o trabalho dos profissionais do CREAS, que são a linha de frente do atendimento aos grupos vulneráveis, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, reforçou a necessidade de que toda gestão precisa ter empatia e cuidado com a população, pois há uma responsabilidade com a comunidade que demanda esses serviços. “Estou muito satisfeito e muito feliz por tudo o que conseguimos fazer juntos nesta cidade, e sei que ainda há muito a ser feito. Nós queremos, precisamos e vamos fazer muito mais para atender às necessidades da nossa comunidade”, afirmou o gestor.

O prefeito ainda contou que o nome do local é uma homenagem a José Sinval Santos Santana “Baggio”, um andarilho e artista conhecido por andar com um violão pela cidade. O seu nome também deu origem à banda The Baggios, uma das mais importantes e conhecidas bandas de rock da cidade. Baggio representa a comunidade, uma alusão ao público que necessita do CREAS, e, por isso, foi pensada a homenagem.
A secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha, ressaltou que a abertura do espaço foi feita para garantir acessos e oferecer dignidade à população, mesmo que, dentro de sua obrigação institucional, exista um limite no atendimento à população que já era realizado.
“Com base nos nossos índices, entendemos que a região do grande Rosa Elze estava carente de serviços para essa população: as mulheres e crianças vítimas de violência, os idosos que também sofrem, e a população em situação de rua que nos busca com frequência. Hoje, entregamos à comunidade este espaço, que é o CREAS, junto com outro espaço que também já inauguramos, que é o Núcleo de Atendimento a Grupos Vulneráveis”, enfatizou.

Os CREAS de São Cristóvão podem ser acessados tanto por demanda espontânea, indo ou entrando em contato com o centro ou a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ou por encaminhamento feito pelas equipes de serviços da assistência social, como o NAGV, por políticas públicas e por meio da abordagem social.

Núcleo de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (NAGV)
A implantação do Núcleo de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (NAGV), outro importante dispositivo para o suporte à população, foi iniciada em maio de 2024 e proporcionou maior agilidade, eficiência e centralização nos serviços destinados às vítimas de violência pertencentes aos grupos vulneráveis em São Cristóvão. Essa iniciativa está vinculada à diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e funciona nas instalações da Delegacia de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), situada na 6ª Delegacia Metropolitana, no bairro Eduardo Gomes.
O principal intuito do NAGV é proporcionar um acolhimento humanizado para grupos vulneráveis que tiveram seus direitos violados, além de encaminhá-los para outros serviços disponíveis no município, como o CREAS, contribuindo para o enfrentamento das diversas formas de violência e para a redução de seus impactos. Através do Núcleo, os denunciantes de grupos vulneráveis que registraram denúncias têm acesso a atendimento jurídico, social e apoio psicológico, o que assegura uma estrutura qualificada para que as vítimas não se sintam desamparadas após registrar uma ocorrência.
Para Rosana Costa, coordenadora do Núcleo de Atendimento aos Grupos Vulneráveis, é importante entender o NAGV como o primeiro canal de contato após a denúncia de violência na Delegacia. “Uma das nossas principais funções é justamente servir como uma ponte de apoio, garantindo que a mulher vítima não fique desamparada após esse primeiro atendimento. Ela é então encaminhada diretamente ao CREAS. Essa parceria é fundamental para proporcionar todo tipo de atendimento necessário, e principalmente para fortalecer os vínculos da vítima, prevenindo a recorrência da situação de violência”, explicou.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza encontro no Loteamento Santo Inácio em alusão ao Agosto Lilás

Prefeitura de São Cristóvão realiza Jornada Primeira Infância com programação até o final de agosto
