Prefeitura de São Cristóvão e OCBPM inauguram nova sinalização turística nos atrativos do Patrimônio Mundial nesta quarta-feira (14)

A Cidade Mãe de Sergipe, quarta cidade mais antiga do Brasil e reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, dá mais um importante passo na valorização de sua história e no fortalecimento do turismo local. A Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), inaugura oficialmente na próxima quarta-feira, 14 de maio, às 16h, no Convento São Francisco, a nova sinalização turística instalada nos principais atrativos do Centro Histórico.
A iniciativa faz parte do projeto Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil, promovido pela OCBPM com patrocínio da Vale e do BNDES, por meio da Lei Rouanet, e conta com apoio do Iphan, da Unesco e da Prefeitura de São Cristóvão. O evento de inauguração contará com a presença do prefeito Júlio Nascimento; do presidente da OCBPM, Mário Nascimento; do secretário de Governo e Gestão de São Cristóvão e diretor administrativo da OCBPM, Marcos Santana; além de outras autoridades e representantes locais.
.jpeg)
Instaladas em pontos estratégicos do sítio histórico, as 45 novas placas e totens contam com QR Codes que permitem aos visitantes acessar conteúdos digitais exclusivos sobre os atrativos. As informações foram produzidas a partir de um trabalho técnico detalhado, que envolveu visitas de campo, registros fotográficos com drones e reuniões com a equipe técnica da Prefeitura, do Iphan e outros atores locais. Todo o projeto seguiu os padrões do Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da UNESCO, assegurando uma sinalização qualificada e compatível com outros sítios reconhecidos internacionalmente.
Segundo o prefeito Júlio Nascimento, a nova sinalização reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. “Temos trabalhado de forma contínua para transformar São Cristóvão em um destino de visibilidade estadual e nacional. Somos uma cidade rica em história, religiosidade, cultura e lazer, e o turismo é uma das grandes oportunidades que temos estimulado com responsabilidade e planejamento. Com ações como essa, estamos melhorando a experiência do visitante, valorizando nosso patrimônio e movimentando toda a rede de serviços locais, da gastronomia à hotelaria”, destacou o prefeito.

Além de orientar os visitantes, a sinalização turística também valoriza o patrimônio e incentiva a permanência dos turistas por mais tempo na cidade, contribuindo com o comércio local e com a economia municipal. Para o presidente da OCBPM, Mário Nascimento, “a sinalização turística tem por obrigação orientar, mas também tem o papel de valorizar o atrativo turístico, trazendo a importância da conservação do patrimônio da cidade. Ao mesmo tempo, ao trazer mais informações sobre os atrativos, amplia a permanência do turista, representando uma estratégia para o desenvolvimento sustentável”.
Desde 2010, São Cristóvão é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Fundada em 1590, a cidade preserva um conjunto arquitetônico único que sintetiza a fusão dos modelos urbanísticos e arquitetônicos de Portugal e Espanha. A Praça São Francisco, traçada conforme as Ordenações Filipinas, é o principal elemento urbano do sítio tombado e um dos cartões-postais do estado de Sergipe.
Serviço:
Local: Convento São Francisco – Rua Pai Tomé, Centro Histórico, São Cristóvão/SE
Data: 14 de maio de 2025 (quarta-feira)
Horário: 16h
Foto de capa: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Prefeitura de São Cristóvão realiza mutirões para auxiliar grupos culturais no registro como Pontos de Cultura

Confecção dos tapetes de Corpus Christi acontece em São Cristóvão nesta quinta-feira (19)
