Prefeitura de São Cristóvão capacita vendedores ambulantes do Fasc 2025 em boas práticas de manipulação de alimentos e organização das vendas
O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) se aproxima, e, para garantir que os mais de 130 vendedores ambulantes atuem de forma segura, higiênica e sustentável, a Prefeitura de São Cristóvão promoveu, nesta quarta-feira (12), uma capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos e organização das vendas. A atividade foi dividida em duas turmas e contou com palestras ministradas por representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Segundo Cátia Patrícia, coordenadora da Vigilância Sanitária municipal, sua equipe intensificará as ações de inspeção, orientação e educação sanitária durante os quatro dias de festival, para garantir que todos os alimentos e bebidas comercializados no evento sejam seguros para o consumo da população.
“Com o grande fluxo de visitantes e o aumento das vendas de comidas e bebidas, o trabalho da Vigilância torna-se essencial para prevenir surtos alimentares, intoxicações e contaminações químicas. Nosso objetivo é garantir que cada alimento e bebida vendidos no festival estejam dentro dos padrões de higiene e segurança exigidos. A prevenção é o nosso maior compromisso com a saúde pública”, destacou a coordenadora.
O certificado de boas práticas em manipulação de alimentos é requisito obrigatório para a comercialização durante o Fasc, o que torna a participação dos ambulantes indispensável. No decorrer da capacitação, foram abordados temas como a higienização adequada das mãos e dos utensílios, o armazenamento correto dos alimentos, a proteção contra insetos, poeira e contato direto com o público, além do uso de avental, touca e luvas limpas durante o preparo e o atendimento. Também foram reforçadas orientações sobre a verificação da validade dos produtos e o descarte adequado dos resíduos.
“Além disso, a Vigilância Sanitária fará um monitoramento rigoroso das bebidas comercializadas, com atenção especial às versões artesanais, destiladas e engarrafadas sem rótulo, a fim de evitar a venda de produtos que possam conter metanol, substância altamente tóxica e perigosa à saúde”, assegurou Cátia.
A organização de todos os vendedores no circuito do festival também foi um tópico fundamental da reunião. Segundo o coordenador de espaços públicos da Semsurb, Tauã Cavalcante, discutir as principais questões antes do evento é muito importante para que todos os vendedores cadastrados estejam devidamente orientados, incluindo comerciantes de alimentação, food trucks e barracas de bebidas e artesanato.
“Durante o encontro, foram discutidos temas como a localização dos pontos de venda, horários de chegada e circulação de mercadorias, além do esclarecimento de dúvidas recorrentes dos ambulantes, garantindo que todos estejam bem orientados para atuar de forma organizada e segura durante o festival”, pontuou.
Para Clodoaldo Dória, que há anos comercializa lanches no Fasc, é muito bom receber todas essas informações com antecedência, pois assim estará melhor preparado para receber o público ainda maior esperado neste ano. “São milhares de pessoas todos os anos, e em 2025, com certeza, esse número vai dobrar. Estou muito feliz, não só por mim, mas por todos os ambulantes, porque o festival vai ser de grande valia para a gente, ajudando a aumentar nossa renda”, comemorou.
Já a vendedora Lêda Vasconcelos, que também comercializará alimentos no festival, o acompanhamento da prefeitura é muito positivo, trazendo experiências boas tanto para quem é de São Cristóvão quanto para quem vem de fora. “A gente espera muito por esse momento, que ajuda a melhorar nossa renda e garante um trabalho digno. Estou muito grata e satisfeita por essa chance que recebemos”.
Com palcos distribuídos pelo Centro Histórico e por diversos bairros, o Fasc acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, oferecendo ao público uma experiência cultural imersiva. O festival reunirá música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras expressões artísticas em uma grande celebração da riqueza cultural de São Cristóvão e do Brasil.
O Fasc 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. A realização é da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio e Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa), em parceria com o Governo de Sergipe, por intermédio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). O Festival conta ainda com patrocínio da CELI, Banco do Nordeste, Iguá Sergipe, Ecoparque Sergipe e CAIXA. O apoio fica por conta da SE – Sistema Engenharia, Tintas Colortex, Unir Locações e Serviços e Vitória Transportes.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Serviços Urbanos
Prefeitura de São Cristóvão capacita vendedores ambulantes do Fasc 2025 em boas práticas de manipulação de alimentos e organização das vendas