Prefeitura de São Cristóvão busca parcerias para avançar na implantação de energia fotovoltaica nos equipamentos públicos da cidade
Na manhã da última quinta-feira (12), o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, recebeu o professor Milthon Serna, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para uma reunião estratégica sobre a implantação de usinas fotovoltaicas no município. O encontro, que marca o interesse de diálogo da gestão com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), contou com a presença da secretária municipal de Infraestrutura, Carlyane dos Santos e evidencia um importante passo para a transição energética da cidade.
O principal objetivo da iniciativa é reduzir os custos com energia elétrica nos prédios públicos de São Cristóvão, utilizando fontes renováveis, limpas e sustentáveis. Com o apoio da Fapese e o diagnóstico feito pelo professor, a proposta visa tornar a cidade mais eficiente do ponto de vista energético e ambiental.
“A Prefeitura de São Cristóvão tem muito interesse em diminuir os custos com energia elétrica. Parte dessa iniciativa envolve a instalação de usinas fotovoltaicas, e estamos buscando uma parceria com a UFS justamente pela experiência que a instituição já tem na área”, afirmou Serna. A ideia é firmar um convênio de cooperação entre a Prefeitura, a Fundação Fapese e a Universidade, para que o projeto seja desenvolvido de forma técnica e sustentável.
De acordo com o diagnóstico apresentado, a energia elétrica é o segundo maior custo da administração pública, ficando atrás apenas da folha de pagamento. Com a instalação das usinas, os gastos com eletricidade serão significativamente reduzidos, o que permitirá à Prefeitura redirecionar recursos para áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura.
O prefeito Júlio Nascimento destacou que, além da economia, o uso da energia solar representa um compromisso ambiental da gestão municipal, já que as usinas fotovoltaicas funcionam com a radiação solar, uma fonte limpa que reduz o uso de combustíveis fósseis que causam poluição e desmatamento. “Com isso, São Cristóvão dá um passo importante em direção a um modelo de desenvolvimento mais sustentável, com inovação e responsabilidade. Estamos construindo um futuro melhor para a cidade e a economia gerada com as usinas vai se refletir em mais investimentos em qualidade de vida para a população”, garantiu o gestor.
Imagem de capa: Heitor Xavier
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Infraestrutura
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Prefeitura de São Cristóvão assina contrato de R$ 28 milhões para pavimentação de ruas em nove bairros do município